Administracao
Artigo: Administracao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: i9ikct • 4/3/2015 • 894 Palavras (4 Páginas) • 227 Visualizações
Sobre os elementos de coesão e as suas relações de sentido, responda aos questionamentos que seguem, a partir das informações dadas no texto O homem e as regras sociais.
O homem e as regras sociais
Flávio Gikovate (texto fragmentado - adaptado)
“Ainda mais difícil do que aceitar o desamparo da condição humana, é o de nos depararmos com a nossa insignificância cósmica. Somos um modesto animal - apesar de dispormos de um cérebro de razoável competência, para alguns assuntos ele é bastante inferior ao que supomos - que habita um modesto planeta de um dos bilhões de sistemas solares. E é evidente que nossa vaidade fica bastante ofendida com essas constatações; basta ver a reação de hostilidade desencadeada sobre criaturas como Galileu e Darwin, que nada mais fizeram senão nos mostrar alguns aspectos da nossa insignificância. Na verdade, não gostamos nem mesmo de pensar em assuntos desse tipo; sabemos que é verdade, mas tratamos de mudar nossa atenção o mais rápido possível para a realidade concreta que nos cerca....”
a) Indique quais são os referentes, ou seja, o que cada termo retoma, das seguintes palavras sublinhadas: ele, que, essas constatações e assuntos desse tipo.
Resposta:
- ele: refere-se ao cérebro;
- que: refere-se à modesto animal;
- essas constatações: referem-se os dizeres anteriores que somos um modesto animal mesmo dispondo de um cérebro de razoável competência.
- assuntos desse tipo: refere-se aos aspectos da nossa insignificância, mostrados por Galileu e Darwin.
b) Explique por que foi usado o apesar de, na segunda linha, ou seja, qual a relação de sentido que ele estabelece e o que está sendo argumentado nas ideias veiculadas em torno dele.
apesar de: refere-se à oposição de termos um cérebro de razoável competência, e ainda assim inferior ao que pensamos para alguns assuntos;
Questão 2 (3,0 pontos)
Leia atentamente o texto que segue. Trata-se da representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente.
Gerente: — Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo.
Cliente: — Estou interessado em financiamento para compra de veículo.
Gerente: — Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O Senhor é nosso Cliente?
Cliente: — Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.
Gerente: — Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.
Bortoni-Ricardo. S. M. Educação em língua materna.
São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).
Quando você estudou sobre a linguagem, mais especificamente sobre as variações de registro, certamente lhe ficou claro que o que determina a escolha de uma e não de outra variedade é a situação concreta de comunicação. A propósito disso, pode-se dizer que usar a linguagem correta implica também saber usar o nível de linguagem ideal para cada contexto comunicativo.
Levando em conta esses estudos feitos e considerando o texto de Bortoni-Ricardo, responda de forma argumentativa, ou seja, explicando claramente cada questionamento:
a)
...