Administracao
Artigo: Administracao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 07101992 • 23/3/2015 • 254 Palavras (2 Páginas) • 156 Visualizações
ambientes. pesquisas revelaram que a Teoria Administrativa disponível era insuficiente para explicar os mecanismos de ajustamento das organizações aos seus ambientes de maneira proativa e dinâmica.
A Teoria da contingência parte para novos modelos organizacionais mais flexíveis e orgânicos, como a estrutura matricial, a estrutura em redes e a estrutura em equipes. Também enfatizam o modelo do homem complexo e abordagens contingências sobre a motivação e liderança.
Em uma apreciação crítica, verifica – se a Teoria da contingência é eclética e interativa, mas ao mesmo tempo relativista e situacional. Em alguns aspectos, parece que a Teoria da contingência é muito mais uma maneira relativa de encarar o mundo do que propriamente uma Teoria Administrativa.
CONCLUSÃO.
As Teorias Administrativas apresentam diferentes abordagens para a Administração das organizações. Cada uma delas reflete os fenômenos históricos, sociais, culturais, tecnológicos e econômicos de sua época, bem como os problemas que afligiam as organizações. Cada Teoria representa as soluções administrativas encontradas para determinadas circunstâncias, tendo em vista as variáveis focalizadas e os temas mais relevantes.
Contudo, dizer que uma Teoria já esta ultrapassada requer cautela. Mesmo a Administração Cientifica, a centenária pioneira da Teoria Administrativa, ainda hoje é indispensável na busca de eficiência e produtividade para adequar e alinhar as organizações aos padrões mundiais de excelência. O futuro caminho da Teoria Administrativa esta não no simples cancelamento das Teorias anteriores, que se mostram ultrapassadas e obsoletas a cada dias que passa, mas na sua evolução ou revolução para novas e diferentes abordagens adequadas ao mundo atual.
...