Administracao Cientifica
Dissertações: Administracao Cientifica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samiracolodo • 9/4/2014 • 1.811 Palavras (8 Páginas) • 360 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA - TAYLOR E FORD
O final do século XIX e início do XX é considerado como o ponto de partida da reflexão sistematizada sobre as organizações industriais. Essa é a época em que se vivia a transformação provocada pela segunda Revolução Industrial (1860):
- o aço substitui o ferro como matéria-prima básica;
- o petróleo e a energia elétrica substituem o vapor;
- a máquina automatizada entra em cena.
Mas, em especial, o conhecimento começava a ser introduzido na vida industrial: novas técnicas de produção e de trabalho eram exigidas, pois havia um mercado crescente - O movimento da Administração Científica: Taylor e Ford
Taylor e Ford eram engenheiros por formação e sua ênfase era concentrada na tarefa, na racionalização, na redução dos tempos de execução.
Atenção:
- Era uma tentativa de entender a organização a partir da tarefa.
- Visão de baixo para cima.
É preciso darmos conta de que a contribuição de Taylor não se limita a algo pontual, mas a uma série de noções e práticas que sem as quais possivelmente não teríamos o sistema de produção em massa como hoje conhecemos.
No entanto, o conhecimento sobre motivação e comportamento humano por parte de Taylor era bastante precário, demasiadamente modesto e simplista para ajudar a entender a organização como um todo.
Taylor entendia que o sucesso do indivíduo estava inevitavelmente associado ao sucesso da organização. Para ele, o que era lógico, racional, seria também psicológico.
Frederick Winslow Taylor - (1856–1915), Norte-Americano;
Conhecido como “Pai da Administração Científica”, era absolutamente concentrado na tarefa, na racionalização e na redução dos tempos de execução. Iniciou sua carreira em 1878 (22 anos) como operário, galgando postos de líder de grupo, capataz, contramestre até chegar a engenheiro;
Em 1900 recebeu o prêmio por sua invenção de um processo de tratamento de ferramentas modernas de alta velocidade;
Publicou cinco livros, entre eles “Princípios da administração científica” e “Gerência de Fábrica”;
Taylor iniciou o seu estudo observando o trabalho dos operários.
Sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima, e das partes para o todo; dando ênfase na tarefa.
Para ele a administração tinha que ser tratada como ciência.
Desta forma ele buscava ter um maior rendimento do serviço do operariado da época,o qual era desqualificado e tratado com desleixo pelas empresas.
Não havia, na época, interesse em qualificar o trabalhador, diante de um enorme e supostamente inesgotável "exército industrial de reserva".
O estudo de "tempos e movimentos" mostrou que um "exército" industrial desqualificado significava baixa produtividade e lucros decrescentes, forçando as empresas a contratarem mais operários.
Organização Racional do Trabalho:
Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos
Estudo da fadiga humana
Divisão do trabalho e especialização do operário
Desenho de cargos e tarefas
Incentivos salariais e prêmios de produção
Conceito de “homem econômico”
Padronização
Características gerais da Administração Clássica:
- Regras e rotinas
- Busca de uma melhor maneira de fazer as tarefas
- Motivação financeira
Vantagens: Produtividade e Eficiência
Desvantagens: Subestima as necessidades sociais
Enfoque: No empregado / Tarefa
Os Quatro Princípios de Taylor:
1. PLANEJAMENTO
2. PREPARO
3. CONTROLE
4. EXECUÇÃO
Administração Científica de Taylor Taylor pretendia definir princípios científicos para a administração das empresas.
Tinha por objetivo resolver os problemas que resultam das relações entre os operários, como conseqüência modificam-se as relações humanas dentro da empresa, o bom operário não discute as ordens, nem as instruções, faz o que lhe mandam fazer.
A gerência planeja e o operário apenas executa as ordens e tarefas que lhe são determinadas.
Princípio de Planejamento
Reunir a grande massa de conhecimentos tradicionais que se encontravam na cabeça dos trabalhadores, registrá-los, tabulá-los e reduzi-los a regras, leis e fórmulas.
Substituir, no trabalho, o critério individual do operário e a atuação prática, pelo métodos baseados em procedimentos científicos. Substituir a improvisação pela ciência, por meio do planejamento do método.
Princípio de Preparo
Cabe a gerência estudar o trabalhador que se encontra sob suas ordens, compreendê-lo da melhor maneira possível e não o deixar simplesmente por conta do capataz
Selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões, prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado. Além do preparo da mão-de-obra, preparar também as máquinas e os equipamentos de produção, bem como o arranjo físico e a disposição racional das ferramentas e dos materiais.
Princípio do Controle
Consiste em aproximar os conhecimentos, a ciência e os trabalhadores treinados. Quando não houver alguém que gerencie essa aproximação, ela simplesmente não ocorrerá.
Controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto. A gerência
...