A teoria da administração científica de Taylor
Artigo: A teoria da administração científica de Taylor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: erickchauz • 7/5/2013 • Artigo • 634 Palavras (3 Páginas) • 931 Visualizações
Introdução
A administração envolve simultaneamente arte, técnica e ciência. Arte porque administrar constituem expertise que requer elegância, beleza, estilo, competência, intuição e muita sensibilidade. Técnica porque requer o uso de ferramentas concretas e conceituais. Ciência porque se fundamenta em teorias, ideias, conceitos.
No mundo globalizado temos que buscar referências de uma boa administração de empresas, nunca a teoria administrativa se tornou tão imprescindível para o sucesso do administrador e das organizações. A constante necessidade de inovação e renovação, a busca de flexibilidade e agilidade para proporcionar mudança e transformação, a adoção de novas ideias.
Desenvolvimento
Em toda sua história o ser humano busca sempre inovar maneiras de ter seu esforço reconhecido para melhor atingir os resultados de suas ações, gerando assim estratégias de como se pode alcançar tal reconhecimento.
À partir disto, quando o homem aprendeu a reunir forças, juntou pessoas, ideias e experiências, surgiu a organização o carro chefe do desenvolvimento, responsável pela chegada ao mundo moderno com inovação e transformação. A razão disso é que as organizações e também sua administração constituem aspectos recentes na história humana quando se deu a Revolução Industrial que ocorreu no século XVIII e somente do século XX a administração começou a receber um maior atenção e estudos mais aprofundados.
A teoria de administração nos dias de hoje pode ser considerada a figura como a única instituição que transcende as fronteiras de países e organizações contendo um significado global e mundial, pode-se definir também administração como o processo de alcançar objetivos pelo trabalho com e por intermédio de pessoas e outros recursos organizados.
Em virtude do ambiente empresarial altamente competitivo e estagnado, as empresas têm que ser muito flexíveis, altamente inovadoras, responsivas e eficientes em termos de custo. Uma vez que poucas empresas dispõem das capacitações e dos recursos para demonstrar esse comportamento o tempo todo, cresce cada vez mais o número daquelas que buscam recursos, conhecimentos técnicos bem como outras competências que, de diversos modos podem auxiliar as empresas a melhorar o resultado final.
Segundo Taylor a administração científica representa uma primeira aproximação teórica aos estudos da administração empresarial e localizou-se inicialmente no nível do trabalho individual de cada trabalhador tomado particularmente (isoladamente).
Taylor procurou tirar do trabalhador o seu jeito pessoal de executar a tarefa, fazendo com que cada um trabalhasse de uma maneira organizada com métodos e recursos planejados para um desempenho eficiente, esta administração de tarefas se assentava na organização racional do trabalho para definir um método pelo qual o operário poderia se tornar eficiente na execução de suas tarefas diárias.
A administração faz acontecer, não é apenas desempenho, planejamento, organização, direcionamento e monitoração de esforços, mas sobretudo obtenção de resultados, sem ele as organizações viveriam ao acaso e jamais encontrariam o caminho do sucesso, administração e organização
...