Administracao Financeira
Trabalho Universitário: Administracao Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Acavalhieri • 13/9/2014 • 3.797 Palavras (16 Páginas) • 266 Visualizações
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Andréia Varanda de Oliveira RA: 375744
Cecilandio Dias dos Santos RA: 375745
Dirlei Adriel Martins RA: 363171
Thiago Honorato Tomazela RA: 375767
Tiago Quima Motta Ortega RA: 363357
Cordeirópolis – SP
Junho/2014
SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS E OS TIPOS DE CUSTO EMPRESARIAIS
O Sistema de Acumulação de Custos, e o modo como os custos são acumulados e adequados aos produtos. Sendo assim os tipos de sistemas de acumulação de custos são classificados por dois sistemas o de Produção por ordem ou encomenda, significa que e quando a entidade fabrica diferentes produtos em quantidades pequenas e o de Produção contínua ou em serie, que e quando a entidade atua na fabricação de produtos iguais de forma contínua, produzindo estoque.
O Sistema de Acumulação de Custos esta relacionado ao quanto às entidades produzem e vendem seus produtos por encomenda, à contabilidade de custo por sua vez faz o uso da aplicação do Sistema de Acumulação de Custos por Ordem de Produção, ou seja, após identificar e reconhecer o produto por qualidade especifica o sistema se preocupa em acumular os custos por produto.
Na fabricação dos produtos de modo contínuo a contabilidade de custos determina e controla os custos pelas varias divisões de setores, dividindo os custos pela quantidade produzida durante o processo em um determinado período. Destacam-se os dois sistemas de acumulação de custos onde um custeia os produtos e o outro custeia o procedimento de fabricação por um determinado período.
Os custos podem ser classificados como custos direto e indireto ou fixo e variável, o autor relata quanto à classificação:
Martins (1993, p. 48) ressalta que,
“a classificação de custo direto e indireto é realizado com relação ao produto ou serviço elaborado, e não na produção do sentido geral ou aos departamentos dentro da fábrica”. Tal afirmação condiz com a própria denominação de tais custos, designando quais gastos da produção podem ser apropriados diretamente ao produto ou indiretamente.
Martins (1993, p. 48), descreve como uma classificação usual dos custos fixos e variáveis “é a que leva em consideração a relação entre os Custos e o volume de atividade numa unidade de tempo, dividindo basicamente os Custos Fixos e Variáveis”.
JUSTIFICANDO AS QUESTÕES
1. Qual o é Objetivo de uma Empresa?
O objetivo de uma empresa esta em atingir uma meta, ou seja, alcançar e realizar o estado desejável, tornando em realidade, buscar e promover o processo contínuo da empresa. O objetivo esta na maximização do lucro, no serviço ao cliente, nos valores econômicos, (bens ou serviços). Esta na responsabilidade social, éticos e morais.
Na Administração Financeira, o objetivo econômico das empresas, esta em elevar o seu valor de mercado ao máximo resultando assim no aumento da riqueza de seus proprietários. Atingir os objetivos globais ou estratégicos, que são os mais importantes, onde abrange a empresa como um todo, prolongando no longo prazo, pois requer esforços integrados e ligados à empresa toda. Alcançar os objetivos táticos e departamentais, que são os de cada divisão, departamentos da empresa, o Financeiro, Mercadológicos, Administrativos, de Produção entre outros, são os objetivos em médio prazo. E os objetivos operacionais, que são os de cada tarefa e atividades da empresa, são os objetivos cotidianos, o de cada atividade ou produtos diários.
2. Explicar as Atividades de Financiamento e Investimento para a Administração Financeira.
As atividades de financiamento estão relacionadas à maneira que são conduzidas às decisões tomadas em relação à forma de financiamento destas atividades sendo as de operações ou as de investimentos. Ex: Integralização de capital da empresa, emissão de debêntures, captação de empréstimos bancários, etc.
As atividades de investimento são executadas através das decisões de aplicações em recursos de caráter permanente ou temporário, sendo assim veem dando suporte às atividades operacionais. São as contas classificadas no Balanço Patrimonial, no ativo permanente. Ex: Aplicações financeiras, compras de maquinaria, etc.
3. Quais as Funções do Administrador Financeiro?
As funções estão na analise e planejamento e no controle financeiro, ou seja, baseia-se em avaliar a condição financeira e todas as atividades da empresa, monitorar, coordenar, através de relatórios financeiros, atuar diariamente nas decisões estratégicas da empresa, com o objetivo de obter o retorno financeiro, resultando nas oportunidades de investir alcançando as metas das empresas.
Nas tomadas de decisões de investimentos esta nas aplicações em ativos correntes os circulantes e o não correntes que e o realizáveis em longo prazo e ativos permanentes. O administrador financeiro decide quando deve se investir se e viável adquirir bens e direitos, evitando gastos e desperdícios.
Nas tomadas de decisões de financiamentos esta em conseguir, adquirir recursos financeiros, dos ativos correntes e não correntes necessários para execução de metas da empresa. Essas atividades têm como base os dados do Balanço Patrimonial e do fluxo de caixa da empresa, sendo possível saber a real situação financeira da empresa para financiamento de suas atividades atuais e futuras a serem implantadas.
4. Qual a diferença entre o Regime de Competência e o Regime de Caixa?
No Regime de Competência, o registro do documento e efetuado no momento do fato ocorrido, independentemente do pagamento ou recebimento, a contabilidade se utiliza deste regime pra contabilizar as Receitas ou Despesas.
No Regime de Caixa, o registro do documento ocorre no momento em que estes foram recebidos, ou seja, pagos, liquidados.
A diferença esta que no Regime de Competência, por levar em conta as vendas efetuadas, despesas realizadas e a depreciação, visa a real situação financeira atual, o lucro, uma vez que a depreciação
...