Administraçao Cacau Show
Artigo: Administraçao Cacau Show. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adrianazorzan • 6/6/2014 • 1.921 Palavras (8 Páginas) • 2.034 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Nesse trabalho iremos abordar as quatro matérias que estudamos neste segundo semestre de Administração, são elas: Teorias de Administração II, Matemática, Introdução à Economia e Introdução à Contabilidade. Alguns assuntos de muita importante em nosso meio atual. A questão da lucratividade das empresas, ou seja, porque algumas empresas não duram nem um ano no mercado por falta de capital e de estrutura, de conhecimento.
A empresa Cacau Show, passa por todos os passos que estudamos, planejamento, organização, direção e organização.
Este trabalho foi de grande importância para mim, pois nele pude colocar em prática o que aprendi nas aulas, sendo de grande importância na minha vida profissional, assim saberei planejar e depois executar ideias para terem resultados lucrativos.
2 FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO II
Alexandre Tadeu da Costa, um rapaz de família humilde, começou a revender chocolate de uma indústria. Na páscoa, ele vendeu, alem de outros produtos, dois mil ovos de 50g. Ao chegar à empresa se surpreende ao saber que não fabricavam ovos de 50g e não teriam condições de fabricá-los antes do domingo de páscoa para honrar suas vendas. Preocupado em honrar a encomenda e não perder o pedido teve a ideia de fabricar os ovos, procurou uma pessoa que estivesse acostumada a fazer chocolate caseiro, comprou as matérias e trabalharam três dias consecutivos, assim foi possível entregar a encomenda no tempo determinado. Com essa experiência, percebeu que havia um mercado muito pouco explorado de chocolate artesanal e resolveu investir nisso. Assim ele planejou, organizou, dirigiu e organizou para que tudo termina-se bem.
2.1 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO II
Para iniciar um negócio, muitos pontos devem ser levados em consideração. Segundo o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequeno Empresas (SEBRAE) de São Paulo 29% das empresas fecham antes de completar um ano.
Isso acontece principalmente porque faltam informação e planejamento adequado ao empreendedor. O primeiro passo é subjetivo, ou seja, está relacionado com a disciplina, motivações, afinidade e dedicação com o negocio. Segundo passo é objetivo onde está relacionado com a parte burocrática e referencial, ou seja, o ramo em que a pessoa vai fazer os clientes que se identificam com seu negocio, produtos oferecidos pesquisando também os concorrentes assim ajuda a identificar os pontos fracos e fortes da empresa, Investimento que o empreendedor precisará e como vai conseguir, localização deve ser favorável para os clientes, funcionário eficiente e eficaz, lucro que o plano definira quanto será e quanto tempo levará e a legalidade que cuidará da parte burocrática, ou seja, a empresa precisará de um contador, ele é obrigatório pelo código civil, onde é ele que cuida das operações fiscais da empresa. Esses são os passos iniciais de uma empresa, sendo que levará ao sucesso se for seguido corretamente.
2.2 CONTABILIDADE
A contabilidade é importante para a empresa, pois para trabalhar de maneira efetiva, as pessoas em uma organização precisam constantemente de informações a respeito do montante dos recursos envolvidos e utilizado, da situação da divida contraída para financia-los e dos resultados econômicos obtido com a utilização dos recursos. Definem contabilidade como: processo de identificar, medir e comunicar informações econômicas para permitir a tomada de decisões econômicas.
2.2.1 Demonstração Contábil
Se o Sr. Alexandre tivesse usado o fluxo de caixa sua empresa talvez não tivesse passado por dificuldades. O fluxo de caixa é importantíssimo para uma empresa, porque ela depende de dinheiro pra sobreviver e continuar funcionando. Mas não é só quanto de dinheiro entra e quanto de dinheiro sai que importa, mas também quando esse dinheiro entra e sai do caixa da empresa.
Controlando o fluxo de caixa, você tem um pouco mais previsibilidade e toma menos sustos com a parte financeira de sua empresa. Controlar o fluxo de caixa toma um pouco de tempo mas fica bem mais fácil de resolver problemas financeiros futuros.
Segue exemplo.
2.2.2 Demonstração do Resultado do Exercício
A demonstração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contábil dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e resultados, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.
A demonstração do resultado do exercício oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins de legais de divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais.
De acordo com a legislação brasileira(Lei nº 6.404, de 15 – 12 – 1976, Lei da Sociedade por Ações), as empresas deverão discriminar na Demonstração do Resultado do Exercício:
A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias vendidas e serviços prestados e o lucro bruto;
As despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;
O lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;
O resultado do exercício antes do Imposto de Renda e a provisão para tal imposto;
As participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistências e previdência de empregados;
Segue tabelas de demonstração de DRE:
2.3 ECONOMIA
Com base nos estudos feitos a empresa da Cacau Show esta inserida no mercado na estrutura econômica.
A Cacau Show, maior
...