Administração Estrategica
Exames: Administração Estrategica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: richer • 28/5/2014 • 1.709 Palavras (7 Páginas) • 2.316 Visualizações
Samuel C. Certo. J. P. Peter
A administração estratégica é definida como um processo contínuo e interativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente.
Samuel define a administração estratégica implica que os administradores sigam uma série de etapas que são: análise do ambiente, estabelecimento da diretriz organizacional, formulação da estratégia, implementação da estratégia e controle estratégico.
Essa definição também sugere que o processo de administração estratégica é contínuo inicia-se fora da organização e desdobra-se dentro dela. Todavia diferentes atividades da administração estratégica possam receber mais ou menos ênfase e ser adotadas com diferentes intensidades em épocas distintas, a direção da organização deve sempre abordar ou refletir algum aspecto dessa administração.
Sugere ainda que esse processo é interativo, o que significa que começa na primeira etapa, segue até a última e, então, volta para a primeira. A administração estratégica, portanto, consiste em um a série de etapas que são repetidas ciclicamente.
O propósito da administração estratégica, como definida neste livro, é assegurar que a empresa como um todo se integre apropriadamente a seu ambiente, ou seja, a seu ambiente operacional. Os ambientes organizacionais mudam constantemente, e as organizações devem se transformar de maneira adequada para segurar que suas metas posam ser alcançadas. Leis que afetam a organização, alterações na disponibilidade de mão-de-obra e ações da concorrência são exemplos de mudanças no ambiente das organizações que a administração normalmente enfrenta.
Podemos definir a administração estratégica como uma séries de etapas:
Etapa 1: análise do ambiente
O processo de administração estratégica começa com a análise do ambiente, isto é, com o processo de monitorar o ambiente organizacional é o conjunto de todos os riscos atuais e futuros. Nesse contexto, o ambiente organizacional é o conjunto de todos os fatores, tanto internos como externos, que podem influenciar o progresso obtido por meio da realização de objetivos.
Etapa 2: estabelecimento da diretriz organizacional
A segunda etapa do processo de administração estratégica é o estabelecimento da diretriz organizacional ou a determinação da meta da organização. Há dois indicadores principais da direção para a qual a organização é levada: a missão e os objetivos organizacionais. A missão organizacional é a finalidade da organização ou a razão pela qual ela existe. Os objetivos são as metas que a organização possui.
Após realizar uma análise do ambiente para descobrir os pontos fortes e fracos da organização, assim como suas oportunidades e riscos, frequentemente ela fica mais bem capacitada para estabelecer apropriadamente a meta organizacional, a administração deve saber a que se resume uma declaração de missão organizacional, entender a natureza dos objetivos organizacionais e adotar um processo efetivo é eficiente ara determinar essa meta organizacional.
Etapa 3: formulação da estratégia
A terceira etapa do processo de administração estratégica é a formulação da estratégia. A estratégia é definida como curso de ação para garantir que a organização alcance seus objetivos. Formular estratégias é, portanto, projetar e selecionar ações que levem à realização dos objetivos organizacionais. O enfoque central da estratégia organizacional é como lidar satisfatoriamente com a concorrência. Com o ambiente analisado e a diretriz organizacional estipulada, a administração é capaz de traçar cursos alternativos de ação, assegurando o sucesso da organização.
Etapa 4: implementação da estratégia
A quarta etapa do processo de administração estratégica é a implementação da estratégia. Essa etapa deve pôr em ação estratégias que emergira de etapas anteriores dentro do processo de administração estratégica. Sem a implementação efetiva da estratégia, as organizações são incapazes de obter os benefícios da realização de uma análise organizacional, do estabelecimento de uma diretriz organizacional e da formulação da estratégia organizacional.
A fim de implementar com sucesso a estratégia organizacional, os administradores devem ter uma idéia clara de tópicos distintos:
• as mudanças necessárias dentro de uma organização quando se implementa uma nova estratégia;
• a melhor forma de lidar com a cultura da organização para garantir que a estratégia seja tranquilamente implementada;
• como a implementação da estratégia e suas formas de estruturas organizacionais estão relacionadas;
• diferentes abordagens de implementação que um administrador pode seguir;
• os conhecimentos que devem ter os administradores que esperam ser bem-sucedidos na implantação da estratégia organizacional.
Etapa 5: controle estratégico
O controle estratégico é um tipo especial de controle organizacional que se concentra no monitoramento e na avaliação do processo de administração estratégica para melhorá-lo e assegurar-lhe um funcionamento adequado.
Para realizar com êxito essa tarefa, os administradores devem compreender o processo de controle estratégico e os papéis das auditorias estratégicas. Além disso, devem conhecer os meandros dos sistemas de informação da administração e a forma como tais sistemas podem complementar o processo de administração estratégica.
Para projetar um sistema de administração estratégica leva tempo, na verdade esse processo ao longo do tempo vem sofrendo modificações, se adaptando para atender a necessidades específicas da empresa. A administração estratégica é vista primeiro como uma fase razoavelmente simples chamada de planejamento financeiro básico, durante essa fase, a principal preocupação é simplesmente atender às restrições orçamentárias por meio do controle operacional, do processo anual de orçamento e de um enfoque em funções como produção, finanças e marketing.
H. Igor Ansoff e Edward J. Mc Donnell
A administração da postura estratégica segundo os autores foi dede que foi inventado o planejamento
...