Agronomia Entre ação E Teoria
Pesquisas Acadêmicas: Agronomia Entre ação E Teoria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafa_api • 8/10/2013 • 794 Palavras (4 Páginas) • 1.302 Visualizações
A agronomia entre a teoria e a ação
Não é possível executar a função de “agrônomo”, conhecendo somente a parte teórica, é necessário saber por em pratica, no meio rural.
ETIMOLOGIA:
A agricultura define-se como um conjunto de técnicas para a produção de animais e vegetais(alimentos), destinados ao consumo humano; E a agronomia seria o aperfeiçoamento desta cultura.
A palavra agrônomo teve origem em Atenas, e passou a outros idiomas nos anos 1300; já em 1700 foi para EUROPA, mas somente em 1848 torna-se oficial, com a fundação do instituto na França.
Um pouco de história
A agricultura (ou agronomia) surgiu no período em que os humanos sobreviviam na terra do cultivo, da pesca e da caça. Já no período neolítico, aparece uma agricultura voltada aos nobres. Quem cultivava eram os escravos, que pertenciam a esses. “Os verdadeiros agricultores”, destacam-se, ao organizarem unidades agrícolas, que eram concedidas pela igreja ou pelos Srs feudais.
Em seguida (final do século XIX e inicio do século XX), se da origem a uma economia capitalista, onde o cultivo é volta para o comercio (aos lucros).
No final do século XX, surge um novo conceito de agronomia, que se possível abrangeria o mundo. Os pensamentos agora seriam voltados para a recuperação do meio-ambiente.
A agronomia moderna
Surgiu na França, foi nos anos sessenta, com S. Henin, através de seus estudos sobre instabilidade estrutural dos solos. Isso propôs uma abordagem global e teorizada do conjunto formado pela população vegetal, o clima e as técnicas dos cultivos. Apoiando-se na definição de que a abordagem da ecologia deu a agronomia o aperfeiçoamento dos solos agrícolas e do cultivo das populações de plantas. As pesquisas agronômicas são desenvolvidas em duas direções. Uma constitui uma visão da agronomia como”ciência de um conjunto complexo de fenômenos ligados entre si e cuja a exteriorização , em nível de campo, é subordinada á dependência de um fator aleatório, o clima”. A outra direção dada, considera as intervenções técnicas e os objetivos dos agricultores, o qual manifesta outro ponto de vista sobre a agronomia, que é definido como”uma abordagem simultaneamente diacrônica e sincrônica das relações no interior de um conjunto constituído pela população vegetal, o clima, o solo e submetido a ação do homem em vista de uma produção”.
Agronomia e interdisciplinaridade
A agronomia tem caráter interdisciplinar no trabalho, que é dado pela complexidade dos componentes que determinam um sistema agrícola e ou agrário. A agronomia é fortemente dependente de dois pontos; um pela demanda social e outro pelas finalidades especificas ligadas ao julgamento sobre situações particulares. Se da a entender que ela não é uma fabricação interdisciplinar, nem propriamente uma ciência; mas em alguns contextos sociais apresenta uma grande predisposição á interdisciplinaridade.
No que relaciona agronomia com o campo da interdisciplinaridade, pode-se obter algumas idéias;
Desenvolver
...