Ainda Vivemos Em Uma Revoluçao Industrial?
Ensaios: Ainda Vivemos Em Uma Revoluçao Industrial?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabiojunior • 28/9/2013 • 278 Palavras (2 Páginas) • 491 Visualizações
AINDA VIVEMOS UMA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?
A Revolução Industrial mudou profundamente a sociedade, tanto nos campos econômico, social, ambiental e político. E ainda hoje, podemos notar os traços e as mudanças ocorridas naquela época. Como por exemplo: a Revolução Industrial foi responsável por inúmeras mudanças que podem ser avaliadas tanto por suas características negativas, quanto positivas. Alguns dos avanços tecnológicos trazidos por essa experiência trouxeram maior conforto à nossa vida. Por outro lado, a questão ambiental (principalmente no que se refere ao aquecimento global) traz à tona a necessidade de repensarmos o nosso modo de vida e a nossa relação com a natureza. Dessa forma, não podemos fixar o modo de vida urbano e integrado à demanda do mundo industrial como uma maneira, um traço imutável da nossa vida quotidiana. Durante o século XX, outras novidades trouxeram diferentes aspectos ao capitalismo. O industriário Henry Ford e o engenheiro Frederick Winslow Taylor incentivaram a criação de métodos onde o tempo gasto e a eficiência do processo produtivo fossem cada vez mais aperfeiçoados. Nos últimos anos, alguns estudiosos afirmam que vivemos a Terceira Revolução Industrial. Nela, a rápida integração dos mercados, a informática, a microeletrônica e a tecnologia nuclear seriam suas principais conquistas.
Com o desenvolver do trabalho e dos conhecidos adquiridos no decorrer da nossa vida acadêmica, podemos concluir que atualmente vivemos uma Terceira Revolução. No qual a globalização, juntamente com o capitalismo interliga o mundo em uma só “sintonia”, mudando e transformando o modo de produção, as relações de trabalho, o mercado consumir, enfim, assim como, as Revoluções que ocorrem ao longo da história, precisamos nos atualizar e a aceitar o progresso e os prós e contras que toda mudança acarreta.
...