Aleitamento
Seminário: Aleitamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: esterlucia • 5/10/2014 • Seminário • 2.956 Palavras (12 Páginas) • 264 Visualizações
Aleitamento
Alimentação até os 6 meses de vida
Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança, e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil.
O leite materno é um alimento completo porque possui todos os nutrientes de que o bebê necessita para crescer forte e saudável durante os seis primeiros meses de vida. É adequado às necessidades nutricionais e atende as particularidades fisiológicas do recém-nascido durante o período mais crítico do seu desenvolvimento, garantindo que o bebê tenha um crescimento e desenvolvimento adequado até que ele seja capaz de ingerir alimentos sólidos.
Para entender melhor sobre os benefícios do aleitamento materno, é imprescindível conhecermos a composição do leite humano.
Evolução da produção láctea...
Considerando as alterações na composição ao longo da lactação, o leite recebe 3 denominação diferentes:
Colostro Leite de Transição Leite Maduro
Colostro é a secreção láctica inicial (1 -7 dias pós parto), leite de transição < 3 semanas e leite maduro > 3 semanas.
Tipo de leite Proteína
(g/dL) Gordura
(g/dL) Lactase
(g/dL) Oligossacarídeos
(g/dL)
Colostro 3,1 2,1 4,1 2,4
Leite de Transição 0,9 3,9 5,4 -
Leite maduro 0,8 4,0 6,8 1,3
Colostro
É o leite acumulado nas células alveolares nos últimos meses de gestação e secretado nos primeiros dias após o parto. Ele contém mais proteínas, vitamina A e minerais, principalmente eletrólitos e zinco, e menos carboidrato e gordura que o leite maduro.
Sua coloração amarela se deve ao fato de possuir alta concentração de carotenóides (10 vezes mais que o leite maduro). É laxativo e auxilia na eliminação do mecônio.
Além de suprir as necessidades nutricionais, e proteger o recém nascido, estimula o desenvolvimento do sistema imune, modula a maturação e a função do tratogastrointestinal e contribui para o crescimento da microbiota benéfica.
NOTA IMPORTANTE:
Durante os primeiros 15 dias o bebê mama pouco e em intervalos irregulares e curtos, pois ele está se adaptando ao processo de amamentação. Com o passar do tempo, a criança estabelecerá o seu próprio ritmo e os horários irão ficando cada vez mais regulares.
Leite de transição
Do 7° ao 14° dia pós parto, a composição do leite materno continua mudando, porém de forma mais lenta, e recebe a denominação de leite de transição. O teor de proteínas e minerais vai diminuindo e o de carboidratos e proteínas é ligeiramente aumentado até atingir as características mais próximas do leite maduro.
Leite Maduro
A partir do 21° dia, a composição do leite humano é mais estável. Possui mais de 150 substancias diferentes. Tornando-se um valioso alimento do qual detalharemos no decorrer do curso. Sua composição varia entre as mães, numa mesma mãe, entre as mamadas, em mamadas diferentes e no decurso da mamada.
Composição Nutricional do leite Humano
Proteínas
- Teor de proteínas: 0,8g/100 ml no leite maduro.
- Divididas em 2 grupos: caseína (40%) e proteínas do soro (60%).
- A lactoferrina humana aumenta a biodisponibilidade de ferro, enquanto a lactoferrina bovina diminui a biodisponibilidade do ferro.
- Ausência de β-lactoglobulina (possui um alto poder alergênico).
Além disso, o LEITE HUMANO apresenta:
- Menor teor de fenilalanina e tirosina
Benefício: Recém nascido tem deficiência das enzimas tirosina aminotranferase e a α hidroxifenilpiruvato oxidase.
- Menor teor de metionina e maior de cisteína
Benefício: recém nascido tem baixo nível de cistationase (transulfuração de metionina em cisteína).
- Elevado teor de taurina
Benefício: importância na conjugação de sais biliares e atua como neurotransmissor.
Enzimas
Enzimas Funções
Lisozima, Peroxidase, Lipases( LPL, BSSL) Proteção
Amilase, lípase (BSSL) Digestão
Sulfidrila oxidase Reparo
Glutationa peroxidase (Se), fosfatase alcalina (Zn, Mg), xantina Oxidase (Fe, Mo) Transporte de metais
Fosfoglicomutase, galactosiltransferase, lactose sintetase, sintetase de ácidos graxos Biossintese de componentes do leite materno
Lipídeos
- Triglicerídeos (predominante), fosfolipídios, colesterol, diglicerídeos, glicolipídeos, monoglicerídeos, ácidos graxos.
- Fornecem cerca de 50% das necessidades energéticas do recém nascido.
- Sua utilização é favorecida pela lípase do leite humano.
- Ácidos graxos poliinsaturados (AC. Linoléico) Mielinização do SNC.
- Ácidos graxos de cadeia curta: ação bacteriana.
Vitaminas
-Teores variáveis: vitamina A e complexo B.
- Vitamina D: questiona-se a necessidade de suplementação
...