Algoritmos
Tese: Algoritmos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marciofernando • 7/10/2013 • Tese • 2.474 Palavras (10 Páginas) • 237 Visualizações
1- Um programa deve especificar as transformações(cálculos,passos lógicos,decisões),a serem aplicadas nos dados de entrada para produzir a saída.estes passos podem ser assim especificados:
• Definir o problema a ser solucionado.
• Formular o modelo lógico ou matemático do problema.
• Expressar o modelo em termos de um programa de computador.
• Executar o programa no computador.
• Analisar os resultados para verificar se o problema original foi solucionado.
2- Linguagem de programação é uma notação para escrever programas,através dos quais podemos nos comunicar com o hardware e dar assim as ordens adequadas para a realização de um determinado processo.
3- *Linguagem de máquina: É a linguagem de mais baixo nível de entendimento pelo ser humano e a única, na verdade, entendida pelo processador (ucp).é constituída inteiramente de números, o que torna praticamente impossível entendê-la diretamente. Cada ucp tem seu conjunto único de instruções que definem sua linguagem de máquina, estabelecido pelo fabricante do chip.Uma instrução típica em linguagem de máquina seria algo como:
0100 1111 1010.Essa linguagem é também classificada como uma linguagem de primeira geração.
*Linguagem do montador:(Assembly) É a linguagem de nível imediatamente acima da linguagem de máquina. Ela possui a mesma estrutura e conjunto de instruções que a linguagem de máquina, porém permite que o programador utilize nomes (chamados mnemônicos) e símbolos em lugar de números.A
linguagem simbólica é também única para cada tipo de ucp, de forma que um programa escrito em linguagem simbólica para uma ucp poderá
não ser executado em outra ucp de uma família diferente.
*Linguagem de alto nível: São as linguagens de programação que possuem uma estrutura e palavras-chave que são mais próximas da linguagem humana. Tornando os programas mais fáceis de serem lidos e escritos.Esta é a sua principal vantagem sobre as linguagens de nível mais baixo. Os programas escritos nessas linguagens são convertidos para a linguagem de baixo nível através de um programa denominado compilador ou de um interpretador.
4-A diferença entre Linguagem Compilada e Linguagem Interpretada é que enquanto o primeiro traduz todo o programa e gera a linguagem de máquina correspondente, o segundo traduz o comando e imediatamente o executa. A desvantagem dos interpretadores é a de traduzir várias vezes o mesmo comando em processos iterativos.
5-Algoritmo-é uma sequência de passos que visa atingir um objetivo bem definido ou seja,é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita. Os três tipos mais utilizados são:Descrição Narrativa,Fluxograma e Pseudocódigo.
*DESCRIÇÃO NARRATIVA-Consiste em analisar o enunciado do problema e escrever, utilizando uma linguagem natural (por exemplo, a língua portuguesa), os passos a serem seguidos para sua resolução. Vantagem: Não é necessário aprender nenhum conceito novo, pois é a linguagem natural. Desvantagem: é que a língua natural abre espaço para várias interpretações,o que posteriormente dificultará a transcrição desse algoritmo para programa.
Exemplo: Somar três números
1. Recebe os três números
2. Somar os três números
3. Mostrar o resultado obtido
*FLUXOGRAMA: Consiste em analisar o enunciado do problema e escrever,utilizando símbolos gráfico predefinidos,os passos a serem seguidos para a resolução do problema. Vantagem: é que o entendimento de elementos gráficos é mais fácil que o entendimento de textos. Desvantagem:é que é necessário aprender a simbologia dos fluxogramas e,além disto o algoritmo resultante não apresenta muitos detalhes,dificultando sua transcrição para um programa.
*PSEUDOCÓDIGO OU PORTUGOL: Consiste em analisar o enunciado do problema e escrever, por meio de regras predefinidas, os passos a serem seguidos para sua resolução.
Vantagem: A passagem do algoritmo para qualquer linguagem de programação é quase imediata, bastando conhecer as palavras reservadas dessa linguagem que serão utilizadas. A estrutura geral de um algoritmo é:
Algoritmo "<nome do algoritmo>" var < declaração de variáveis> inicio < lista de comandos> fimalgoritmo
6- *Algoritmo é uma sequência de passos para realizar uma tarefa ou resolver um problema. Em nosso dia a dia utilizamos algoritmos para realizar nossas atividades, definindo a sequência de atividades que devemos fazer para atingir um objetivo.Um algoritmo é, num certo sentido, um programa abstrato — dizendo de outra forma, um programa é um algoritmo concretizado. *Programas são visualizados mais facilmente como uma coleção de algoritmos menores combinados de um modo único — da mesma forma que uma casa é construída a partir de componentes.Dessa forma, um algoritmo é uma descrição passo a passo de como o computador irá executar uma operação específica, como, por exemplo, uma ordenação. Um programa, por outro lado, é uma entidade
...