Alta Gastronomia E Cozinha Ligth
Pesquisas Acadêmicas: Alta Gastronomia E Cozinha Ligth. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Luiz_Demarchi • 17/2/2014 • 1.236 Palavras (5 Páginas) • 508 Visualizações
Cozinha Light
Durante muito tempo o conceito de nutrição permaneceu ligado somente à perda de peso, com dietas restritivas e absurdas, supervalorizando determinados alimentos, aos quais eram atribuídos poderes quase mágicos de proporcionar melhoras fantásticas na forma física.
Entretanto, hoje em dia esse conceito mudou; é preciso alimentar-se bem, de forma balanceada, com a maior variedade de alimentos possível e em quantidades adequadas.
Nós somos o que comemos, e por isso é necessário dar ao organismo todos os nutrientes que ele necessita para manter-se saudável.
Light, é um alimento industrializado no qual houve remoção de no mínimo 25% de algum componente (açúcares, gordura saturada, gorduras totais, colesterol e sódio) ou decalorias em relação ao produto normal.[1] Diferentemente dos produtos diet, estes não tem remoção completa do nutriente ou calorias.
Porém, apesar da redução de algum componente como gordura, carboidratos ou calorias podem conter um nível elevado de sódio, sendo risco para pacientes hipertensos. Além disso, quem possui colesterol elevado, pode estar consumindo um produto apenas com menos colesterol, pois a gordura não foi totalmente removida. Também, algumas pessoas não podem ingerir a fenilalanina, base dos adoçantes de aspartame usados nestes produtos.
Panqueca de Ricota com Espinafre:
Massa
3 ovos
2 xícaras (chá) de leite desnatado
1 xícaras (chá) de farinha de trigo
sal a gosto
molho de tomate a gosto
queijo mussarela light ralado a gosto
Recheio
200 g de ricota
200 g de espinafre cozido com sal
1 colher (sobremesa) de azeite
1 dente de alho
Modo de Preparo
Bata os ovos, com o leite, a farinha de trigo e o sal no liqüidificador. Adicione uma porção da massa (aproximadamente 5 colheres de sopa) numa frigideira antiaderente. Com uma escumadeira, vire a massa, para que doure dos dois lados. Reserve as panquecas. Refogue a cebola e o alho no azeite. Junte o espinafre cozido e a ricota. Refogue por alguns minutos. Recheie as panquecas. Coloque-as em uma fôrma e cubra com molho de tomate e queijo mussarela light ralado. Leve ao forno por alguns minutos.
Trouxinha de Espinafre:
Ingredientes
Massa da trouxinha
2 ovos
500 ml de leite desnatado
2 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
folhas de manjericão.
Berinjela italiana
1 berinjela
1 cebola
3 dentes de alhos picados
½ pimentão vermelho
½ pimentão verde
½ pimentão amarelo
25 g de azeitona preta em rodelas
15 g de uvas passas branca
10 g de salsinha picada Sal a gosto
2 colheres (sopa) de azeite
Modo de Preparo
Massa:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Numa frigideira, regue com um pouco de azeite e faça "panquecas" com a massa. Use para cada "panqueca" uma concha de massa.
Berinjela:
Corte tudo em tiras. Coloque a cebola, berinjela, pimentões, azeite, vinagre, azeitona, alho, pimenta, uvas passas e sal e mexa bem. Refogue e salpique salsinha.
Preparação:
Pegue a massa coloque uma colher de sopa da berinjela no meio e feche a trouxinha, puxando as pontas. Amarre com um fio de alho poró ou limão. Para o fio, corte fatias finas de alho poro ou da casca de limão.
Alta Gastronomia
Marc Antoine (Antonin) Carême, foi um chef de cozinha francês. Tornou-se conhecido pela simplificação e codificação do estilo de culinária chamado haute cuisine, a chama Alta Gastronomia Francesa, que é o centro da Culinária da França. Conhecido como o "chef dos reis e o rei dos chefs", ele é comumente lembrado como o primeiro chef celebridade.
A gastronomia atua sobre os cinco sentidos, e a boa comida é aquela que mexe com você inteiramente, instiga sua mente, sua criatividade, enche os olhos e a boca, provoca sua percepção, leva você a lugares apenas imaginados. É harmoniosa, transparente e misteriosa, delicada e elegante. A alta gastronomia é aquela que é feita de forma criteriosa, com produtos de qualidade, perfeitamente preparada e
artisticamente apresentada. A boa cozinha não é
necessariamente a de produtos raros e luxuosos, mas com certeza é a de produtos selecionados, frescos, da melhor qualidade. A boa cozinha não se improvisa, ela supõe um
conhecimento íntimo dos alimentos, da combinação de sabores, textura e cores. A boa culinária respeita os alimentos e valoriza-os.
Como definir um estilo de cozinha? Bom, a alta gastronomia é por definição uma cozinha de preparações e apresentações elaboradas, servida
...