Ambiente Economico Global
Exames: Ambiente Economico Global. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mikaelle200 • 27/5/2013 • 1.429 Palavras (6 Páginas) • 2.312 Visualizações
QUESTÃO 1 - Sabe-se que nos anos 1990 uma série de reformas foram recomendadas para os países da América Latina. Essas reformas passaram a ser conhecidas como medidas preconizadas pelo Consenso de Washington. Podemos destacar entre elas:
I. a estatização dos setores produtivos e a desvalorização cambial competitiva
II. a privatização de empresas estatais e a redução dos gastos sociais do governo
III. o fortalecimento de políticas de crescimento, mesmo que às custas de taxas de inflação altas
R: B) apenas a afirmação II está correta
Justificativa: A redução dos gastos sociais trata-se da definição dos gastos prioritários do Estado, com o objetivo tornar mais eficientes os recursos públicos. Já a privatização de empresas estataisestá diretamente relacionado a redudação dos gastos. Se o governo não tem dinheiro para investir em estatais ineficientes, que venda então tais empresas e utilize os recursos obtidos para reduzir despesas financeiras.
QUESTÃO 2 - No que diz respeito à interpretação sócio-econômica, o termo “globalização” está relacionado:
I - À atuação das empresas multinacionais e à internacionalização da economia mundial.
II – Aos processos de produção cada vez mais rápidos e dinâmicos, bem como a repartição internacional das etapas da produção entre diferentes países.
III – A diminuição da concorrência nos mercados internacionais, bem como a defesa das economias nacionais da ação predatória do comércio internacional.
R: D) as afirmações I e II estão corretas
Justificativa: o pós-fordismo seria o responsável pela consolidação de uma economia baseada em processos integrados, um único e pulsante mercado global onde o capital, as mercadorias, os recursos e pessoas circulariam livremente.
QUESTÃO 3 - Do ponto de vista ideológico, globalização também pode significar:
I - A hegemonia dos valores neoliberais, consagradas a partir do colapso de Bretton Woods e das dificuldades do capital internacional após os choques do petróleo da década de 70
II – A hegemonia dos valores defendidos pelo keynesianismo e pelo Estado do Bem Estar Social.
III - A consolidação dos interesse das elites econômicas globais e dos interesses do Capital simbolizadas pelo Consenso de Washington.
R: D) as afirmações I e III estão corretas
Justificativa: O colapso de Bretton Woods e as dificuldades do capital internacional após os choques do petróleo em 1973 e 19796 como demarcadores da formalização de uma forma de pensar o mundo distante do keynesianismo e do monetarismo, uma forma alternativa que garantiria o crescimento, desenvolvimento e a distribuição da riqueza. Dignos representantes dessa maneira de interpretar a realidade, Ronald Reagan (nos Estados Unidos) e Margareth Tatcher (na Inglaterra) se encarregariam de propagar o advento do neoliberalismo triunfante, continuação e reinterpretação do liberalismo clássico: se antes as forças de mercado deveriam se libertar das garras da Igreja e dos resquícios do sistema feudal, agora deveriam se colocar contra qualquer coisa que se opusesse à mão invisível dos agentes econômicos.
QUESTÃO 4 - Fazem parte das diretrizes do Consenso de Washington:
R: abertura comercial, privatização das estatais e reforma tributária
Justificativa: Um conjunto de dez medidas econômicas voltadas a ajustar a economia de países que mal sobreviviam economicamente desde a década de 80. Devidamente ratificado pelo Banco Mundial e pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, o documento formulado a partir de um texto do economista John Williamson foi chamado de Consenso de Washington. Dentre eles: Abertura Comercial: redução de tarifas alfandegárias liberalizando o comércio internacional; Privatização de Estatais: redução do papel do Estado como agentes ativos e empresários nas economias nacionais; Reforma Tributária: redução da cobrança de impostos sobre a produção e a circulação de mercadorias e serviços;
QUESTÃO 5 - A crise do petróleo de 1973 trouxe diversas consequências para a economia internacional. Dentre elas, pode-se destacar:
I. a necessidade de restruturação dos sistemas produtivos e energéticos na maior parte do mundo desenvolvido
II. a pesquisa intensiva sobre as possibilidades de fontes alternativas de energia
III. a implantação de diversas usinas termo-elétricas por toda a Europa
R: D) As afirmações I e II estão corretas
Justificativa: Foi a partir desta crise que se teve a consciência da dependência que a economia mundial tinha do petróleo, da fragilidade dessa dependência, e da necessidade de se investir noutras fontes de energia. No Brasil, o desenvolvimento da utilização do álcool como combustível foi uma conseqüência da crise do petróleo. A crise petrolífera de 1973 serviu para a busca de novas fontes de energia no mundo.
QUESTÃO 6 - O impacto da crise do petróleo abalou intensamente a economia brasileira. Dentre as consequências podemos citar:
I. a instalação das primeiras usinas nucleares no país
II. o desenvolvimento do Proalcool, visando substituir a gasolina como combustível automotivo
III. a expansão da atividade industrial, iniciando o que foi chamado "O Milagre Brasileiro"
R: D) As afirmações I e II estão corretas
Justificativa: Todos os países importadores de petróleo foram afetados, principalmente aqueles em desenvolvimento como o Brasil. O preço do barril do combustível natural subiu significativamente, gerando um efeito arrasador na economia mundial, com impactos que deixaram graves consequências. Essa crise causou
...