Ambiente Empresarial
Exames: Ambiente Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2012 • 12/9/2013 • 1.318 Palavras (6 Páginas) • 321 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CÁLCULO 4
2.1 FOLHA DE PAGAMENTO 4
2.2 HOLERITE ............................................................................................................ 5
3 CONTABILIZAÇÃO DO RESUMO DA FOLHA DE PAGAMENTO .......................6
4 BALANCETE DE VERIFICAÇÃO ..........................................................................7
5 A MOTIVAÇÃO PARA O TRABALHO ..................................................................8
6 REGIONALIZANDO ..............................................................................................11
7 CULTURA E SOCIEDADE ...................................................................................12
8 CONCLUSÃO .......................................................................................................13
REFERÊNCIAS .........................................................................................................14
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o escopo de discorrer sobre pontos de suma importância na vida profissional de um trabalhador, tais como o cálculo do pagamento do seu salário e a motivação para exercer sua função, uma vez que todos desejam receber corretamente pelo serviço prestado e necessitam de um reconhecimento por parte do empregador.
Apresenta-se ainda, uma análise do segmento de mercados na região de Londrina, considerando a “Lei da Muralha” e suas implicações.
As formas de influência da cultura e da sociedade no mercado de trabalho também são expostas, no sentido de trabalhar os conflitos oriundos dessa relação.
2 CÁLCULO
2.1 FOLHA DE PAGAMENTO
Segue o resumo da folha de pagamento do supermercado Bom Preço Ltda. com a inclusão do funcionário Flávio Cardoso no Anexo 1.
2.2 HOLERITE
Segue o holerite do funcionário Flávio Cardoso nos Anexos 2 e 2a.
3 CONTABILIZAÇÃO DO RESUMO DA FOLHA DE PAGAMENTO
Seguem os lançamentos dos fatos contábeis gerados pela Folha de Pagamento calculada no item anterior, no formato Livro Diário e Livro Razão do supermercado Bom Preço Ltda. no Anexo 3.
4 BALANCETE DE VERIFICAÇÃO
Segue o novo Balancete de Verificação final de 30/06/2013 do supermercado Bom Preço Ltda. no Anexo 3.
5 A MOTIVAÇÃO PARA O TRABALHO
Dentro das organizações o que ajuda a explicar o comportamento é a motivação analisada e explicada por várias teorias motivacionais. Como por exemplo, a Teoria da Equidade que se manifesta e baseia no critério onde as pessoas têm sobre a recompensa que recebem em comparação com as recompensas que outras pessoas recebem pelo mesmo serviço, como acontece no Mercado Bom Preço Ltda.
Dentro de uma organização cada pessoa se comporta de uma maneira tendo características diferentes. Para que possamos entender o processo de motivação das pessoas é importante conhecer e entender como tudo ocorre no ambiente organizacional.
A definição de motivação é como sendo uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo.
O grande erro ocorre quando dizemos que alguém nos motiva ou desmotiva, tendo em vista que a motivação é uma força intrínseca, ou seja, interior.
Segundo Maslow o homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica. Maslow organiza tais necessidades da seguinte forma: auto-realização; auto-estima; sociais; segurança e fisiológicas.
Tais necessidades devem ser supridas primeiramente no alicerce das necessidades escritas, ou seja, as necessidades fisiológicas são as iniciantes do processo motivacional, porém, cada indivíduo pode sentir necessidades acima das que está executando ou abaixo, o que quer dizer que o processo não é engessado, e sim flexível.
Falando brevemente sobre cada uma delas podemos dizer que as necessidades fisiológicas constituem a sobrevivência do individuo; por exemplo, o ar que respiramos, água, comida, sono, etc. Estas necessidades não satisfeitas acarretam alguns problemas como ficar doente, irritado, com dores. Já a necessidade de segurança nos remete a nos sentirmos seguros em diversas situações. Necessidades sociais fazem parte do relacionamento com outras pessoas, mostram nossa necessidades de sermos aceitos pela sociedade. Auto-estima existem dois tipos: primeiro a auto-estima que resulta do reconhecimento das nossas capacidades por nós mesmos, segundo a atenção e reconhecimento que vem dos outros, tanto relacionado com a necessidade de poder, de se sentir digno, respeitado. A auto realização é a necessidade de crescimento relacionando-se com a necessidade de estima, a autonomia, a independência e o auto controle.
Já a Teoria de Herzberg afirma que a motivação é alcançada através de dois fatores. Os fatores higiênicos que são estímulos externos que melhoram o desempenho e a ação de indivíduos, mas que não consegue motivá-los. Está relacionado com o meio em que o funcionário vive, são determinados pela organização na qual faz parte da cultura da empresa, de responsabilidade apenas da empresa e seus administradores. Este fator é necessário para ajustar os colaboradores a seu ambiente de trabalho, mas não são determinantes para guiar a motivação. São fatores que se referem às condições que rodeiam o funcionário enquanto trabalha juntando as condições físicas e ambientais de trabalho. Exemplo: salário e benefícios, estabilidade no cargo. Herzberg considera que esses fatores são muito limitados na capacidade de influenciar o comportamento dos funcionários,
...