Analise De Swot E Matriz Bcg
Trabalho Universitário: Analise De Swot E Matriz Bcg. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniele1210 • 20/5/2014 • 1.822 Palavras (8 Páginas) • 970 Visualizações
Analise de SWOT
Uma maneira de representar a análise de Swot é pela construção de um retângulo,dividido em quatro partes em que as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças são colocadas separadamente em cada parte.
Forças
• Informações completas sobre os principais destinos turísticos do país.
• Focando no Brasil. (especialidade da empresa)
• Modelo de receita ancorado em três fontes de receita, reduzindo o risco: publicidade, assinatura e comércio eletrônico.
Fraquezas
• Marca (ainda) desconhecida.
• Negócio em fase inicial e sem histórico no mercado.
• Equipe precisa provar que entende do setor e que sabe escalar uma empresa inovadora.
• Poucos recursos financeiros e necessidade de busca de aporte financeiro no mercado.
Oportunidades
• Setor de turismo cresce no mundo de maneira consciente e crescerá ainda mais, em particular no Brasil, devido aos dois eventos nos próximos anos (Copa do Mundo e Olimpíadas).
• Não há concorrência focada no mercado brasileiro (em língua inglesa).
Ameaças
• Negócio de turismo on-line é dominado por grandes empresas, que podem rapidamente estruturar uma operação com foco no Brasil.
• Empresas locais, que já atuam no Brasil no mercado não on-line e em língua portuguesa podem migrar para o modelo on-line em inglês.
• Nova crise mundial pode abalar o setor de turismo, diminuindo o fluxo de estrangeiros para o Brasil.
Como identificar as oportunidades e as ameaças? E pontos fortes e fracos?
Procure identificar os cenários de ordem macroambiental (demográfica, econômica, tecnológica, político legal e sociocultural). E aos fatores microambientais importantes (consumidores, concorrentes, canais de distribuição, fornecedores) que afetam diretamente a empresa. Use o bom senso para selecionar aqueles fatores que realmente são importantes. Não adianta apenas aumentar uma porção de fatores e não saber o que fazer com eles. Uma boa dica é usar a tabela, na qual se devem colocar todos os fatores importantes possíveis. Depois selecionam-se os mais críticos e transportam-se os mesmos para a matriz Swot.
Análise do ambiente externo: oportunidades e ameaças
Cenário Oportunidades Ameaças
Político-Legal
Tecnológico
Sociocultural
Econômico
Demográfico
Empresarial
Outros 1.
2.
3.
1.
2.
3.
1.
2.
3.
1.
2.
3.
1.
2.
3.
1.
2.
3.
1.
2.
3. 1.
2.
3.
1.
2.
3.
1.
2.
3.
1.
2.
3.
1.
2.
3.
1.
2.
3.
1.
2.
3.
Isso ajudará a empresa a identificar e monitorar as tendências que afetarão o seu negócio, e as oportunidades e ameaças associadas a cada uma.
Após a análise do ambiente externo (oportunidades e ameaças), e empresa deve fazer uma análise no ambiente interno (suas forças e fraquezas).
È muito importante que o empreendedor seja honesto consigo mesmo ao efetuar uma análise, não tendo medo de expor os pontos fracos de sua empresa. Identificar os pontos fracos não significa mostrar incompetência, mas que a empresa conhece suas fragilidades e tem intenção de minimizá-las. Não é porque o empreendedor identificou vários pontos fracos que ele tem obrigação de acabar com todos. Deve priorizar seus esforços na eliminação daqueles que mais afetam negativamente seu negócio.
De nada adianta o empreendedor querer se enganar, e aos outros, mostrando no plano de negócios que sua empresa é cheia de pontos fortes, pois isso será cobrado dele depois, já que deverá mostrar como pretende adquirir uma vantagem competitiva com seus pontos fortes identificados.
Check-liste de pontos fortes e fracos
Desempenho Grau de importância
Força importante Força não importante Neutro Fraqueza importante Fraqueza não importante Alta Média Baixa
Marketing
1. Reputação da empresa
2. Participação de mercado
3. Qualidade do produto
4. Qualidade do serviço
5. Eficácia do preço
6. Eficácia da distribuição
7. Eficácia da promoção
...