Analise Do Poema A Lagartixa
Ensaios: Analise Do Poema A Lagartixa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leticiarego • 1/6/2014 • 305 Palavras (2 Páginas) • 6.057 Visualizações
A lagartixa
A lagartixa ao sol ardente viveE fazendo verão o corpo espicha:O clarão de teus olhos me dá vida,Tu és o sol e eu sou a lagartixa.
Amo-te como o vinho e como o sono,Tu és meu copo e amoroso leito...Mas teu néctar de amor jamais se esgota,Travesseiro não há como teu peito.
Posso agora viver: para coroasNão preciso no prado colher flores;Engrinaldo melhor a minha fronteNas rosas mais gentis de teus amores
Vale todo um harém a minha bela,Em fazer-me ditoso ela capricha...Vivo ao sol de seus olhos namorados,Como ao sol de verão a lagartixa.
mensagem= O autor expressa o amor que sente pela mulher, usando a figura de uma lagartixa, a necessidade que a lagartixa tem de viver ao sol, é a necessidade que o autor tem de viver para a mulher. Ele deixa claro que se sente bem ao lado da mulher e que o amor dela é um amor doce e que nunca acaba .
vocabulario= Prado= s.m. Terreno coberto de plantas herbáceas que servem para pastagem.
Engrinaldo=verbo transitivo , 1. Enfeitar com grinaldas, 2. Enfeitar, alindar. 3. Premiar, galardoar.
Fronte=s.f. Região anterior do crânio dos vertebrados e que se estende, no homem, do ponto onde nascem os cabelos até o supercílio, testa, cabeça, frente.
Harém=s.m 1. Aposentos da casa de muçulmanos ricos (príncipes, sultões) onde habitam as esposas e criadas.2. Conjunto das mulheres que habitam nesses aposentos.
3. Conjunto das mulheres que se relacionam com um mesmo homem.
4. Casa de prostituição, LUPANAR, PROSTÍBULO 5. Deriva-se do árabe e significa um lugar sagrado.
Ditoso=adj.1. Feliz, venturoso. 2. Que tem sorte, afortunado. 3. Dito, referido, mencionado.
Leito=1. Armação de madeira ou outro material, que sustenta o estrado e o colchão da cama.
2. A própria cama. 3. Qualquer estrutura de apoio ou superfície preparada para sobre ela se assentar um revestimento ou outra estrutura (leito da estrada, da ferrovia). 4. Superfície sobre a qual corre ou repousa, em condições normais, um certo volume de água (p. ex.: em rio, lagoa, represa, canal, mar etc.)
...