Analise E Estrutura
Artigos Científicos: Analise E Estrutura. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jader.montenegro • 14/2/2014 • 1.226 Palavras (5 Páginas) • 239 Visualizações
ETAPA 1 – Aula Tema: Estrutura das demonstrações financeiras.
- Ativo – Estrutura do Ativo
O Ativo representa bens e direitos de uma empresa, é dividido em 3 grupos; circulante, realizável a longo prazo e Permanente. As principais contas de cada grupo são; no circulante, Caixa e Bancos, Aplicações financeiras, Duplicatas a receber e Estoques; no realizável á longo prazo, créditos de coligado-controladas; e no permanente temos; Imobilizado (máquinas, equipamentos, veículos, móveis, terrenos, edifícios, etc.). Normalmente temos ativo quando se aplica recursos e no balanço que podemos analisar o quanto a empresa utilizou desse ativo e também como serão divididos os recursos para o ativo.
- Passivo – Estrutura do Passivo
O passivo representa as dividas e obrigações da empresa, também é dividido em 3 grupos; circulante, exigível a longo prazo e Patrimônio Liquido. As principais contas de cada grupo são; no circulante, Fornecedores, Salários e encargos, Impostos a pagar, Empréstimos bancários, Contas a pagar e Imposto de Renda; no realizável á longo prazo; Financiamento, Impostos parcelados, Divida de Concordata; no PL; Capital Social, Reservas de Capital, Reservas de Lucro e Lucros Acumulados. O passivo se divide essencialmente em recursos de terceiros e recursos próprios. Todos os recursos que a empresa apresenta em seu ativo são financiados por recursos do passivo, por este motivo, o ativo é sempre igual ao passivo. A relação entre recursos de terceiros e recursos próprios que identificará se a empresa depende de terceiros para se manter.
- DRE – Demonstração do resultado – Estrutura
A demonstração do resultado mostra a soma dos valores do período (no balanço, período de 1 ano). O objetivo da DRE é mostrar os resultados, analisar através da DRE se a empresa está dando lucro ou prejuízo. Esse cálculo é feito da seguinte forma: somam-se as receitas e diminui as despesas e custos, obtendo o resultado. Na DRE podemos encontrar as contas; receitas de vendas, lucro bruto, despesas operacionais, lucro operacional, lucro líquido,
- Capital de Giro, Capital de terceiros, Capital próprio e Estrutura de Capital
Capital de giro é o ativo circulante, é um fluxo constante de recursos utilizados para aquisição de estoques, financiamento de vendas (duplicatas a receber), são com esses recursos que se mantêm os índices de liquidez. O capital de terceiros, são dividas de curto ou longo prazo mostrado no passivo (circulante exigível), os recursos de terceiros pode ter origem de duas formas; através de recursos naturais ou operacionais, são aqueles provenientes de atividades normal e proveniente da empresa e através de recursos não operacionais. São recursos adicionais que a empresa busca para suprir suas necessidades de financiar ativos ou pagar despesas. O capital próprio é representado pelo Patrimônio Líquido, são recursos que pertencem aos sócios e que estão sendo utilizados na empresa. Podemos estruturar o capital através da relação entre os volumes de fontes e aplicações de recursos.
- Tipos de Balanços
Existem alguns tipos de balanços diferentes, de acordo com o tipo da empresa. Legislação Societária - O tipo mais comum de balanço, é o tipo utilizado por todas as empresas LTDA e S.A de capital fechado.
Correção integral ou moeda constante – é a forma obrigatória para empresas S.A de capital aberto, este tipo de Balanço é regulamentado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Nenhum tipo – São validas a micro empresas, que não tem obrigação de apresentar balanço na forma da legislação.
- Análise Vertical e Horizontal
Análise Vertical - Tem o objetivo determinar a relevância de cada conta em relação a um valor total. Ela é alcançada determinando-se o que cada item da demonstração financeira representa como porcentagem de uma dada base. A análise vertical é a técnica mais simples e também a mais completa para análise de Balanço. Ela mede proporções entre valores, ajudando-nos a determinar quais as contas de maior importância e relevância para a análise.
Análise Horizontal – Tem o objetivo de analisar a diferença de resultados entre dois anos, havendo uma perda um ganho de determinada conta. Para cálculo da análise horizontal precisamos do balanço de dois anos, analisar os resultados de ambos e calcular a análise horizontal através da seguinte conta exemplo: Ano 2 / ano 1 x 100 = valor em %. Temos a base de 100 por cento do ano 1, portanto tiramos essa diferença no resultado final.
Com as análises vertical e horizontal podemos definir como os anda o desempenho dos índices de determinado setor da empresa, por exemplo:
- Se há um problema em um único ano, ou um problema de todo o ramo de atividade.
- Analisar se as vendas subiram e a empresa é lucrativa.
- Se a empresa está forçada a competir com outras maiores que podem fazer com que
...