Analise Financeira
Dissertações: Analise Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FranciD • 14/6/2014 • 2.883 Palavras (12 Páginas) • 314 Visualizações
Uma abordagem prática sobre os indicadores econômico - financeiros
Silvio Paula Ribeiro – email: spribeiro@hotmail.com
Resumo
Esse artigo realiza uma discussão teórica sobre a importância dos indicadores econômico-financeiros na atualidade dos negócios. O presente estudo aborda os seguintes grupos de indicadores: Liquidez, Rentabilidade, Endividamento ou Estrutura de Capitais e por fim os Indicadores de Rotatividade. A metodologia utilizada refere-se a uma pesquisa bibliográfica sobre o tema abordado, e uma aplicação prática nos relatórios de uma empresa. No estudo realizado concluiu-se que o assunto indicador econômico-financeiros já foi discutido em várias situações como artigos científicos, monografias, dissertações, teses, livros e outras, mais qualquer nova discussão, seja ela tradicional ou não, sempre é bem vinda, em virtude da complexidade e importância do tema para as organizações nos dias atuais.
Palavras-chaves: Indicadores. Liquidez. Rentabilidade. Endividamento. Rotatividade.
1 Introdução
No contexto atual, onde a concorrência é cada vez mais forte entre as empresas e a busca pela competitividade é uma necessidade constante até mesmo para a sobrevivência do negócio, a análise da capacidade de pagamento, da rentabilidade, do endividamento e da rotatividade dos ativos, tornam-se fundamental para sobrevivência da empresa.
Sem dúvida, a análise das demonstrações contábeis por meio de indicadores é importante no contexto atual das empresas. Segundo Matarazzo (2003, p. 15) “a Análise de Balanços objetiva extrair informações das Demonstrações Financeiras para a tomada de decisões”.
A Análise das Demonstrações Financeiras pode ser entendida como um conjunto de técnicas que mostra a situação econômico-financeira da empresa em determinado momento, por meio de indicadores. Observa-se que a análise começa justamente onde termina a contabilidade (nos relatórios contábeis) e tem como principal objetivo extrair informações úteis para ser base para tomada de decisão.
As principais Demonstrações Contábeis que podem ser analisadas são: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, Demonstração de Fluxo de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado.
Para ser feita a análise, deve averiguar se tem a posse de todas as Demonstrações Contábeis (inclusive Notas Explicativas). Também seria desejável ter em mão as Demonstrações Contábeis de três períodos. Com as publicações em colunas comparativas, tem-se de posse de uma única publicação, dois períodos: exercício atual e exercício anterior (MARION, 2002, p. 22).
Vale lembrar que o principal objetivo desse trabalho é mostrar a importância dos indicadores econômico-financeiros na atualidade para as empresas. Para atender ao referido objetivo realizou-se uma discussão teórica sobre a visão de alguns especialistas do tema abordado.
Esse trabalho tem como problema principal tentar responder ao seguinte questionamento: Atualmente é necessário utilizar os indicadores econômico – financeiros na administração das empresas?
Na verdade, além de realizar uma discussão teórica sobre o tema principal: Indicadores Econômico - Financeiros, este trabalho pretende aplicar nos demonstrativos contábeis, os índices selecionados e mostrar a importância desse tema para a administração, como base para sua tomada de decisões.
O presente trabalho divide-se em quatro partes: a primeira refere-se à abordagem introdutória, a segunda mostra a abordagem teórica sobre os Indicadores Econômico-Financeiros, a terceira apresenta a aplicação dos Indicadores em uma empresa fictícia e a quarta e última parte apresenta as considerações finais e as referências bibliográficas utilizadas no decorrer no presente artigo.
2 Abordagem teórica
Abaixo apresenta-se um quadro com os Indicadores Econômico-Financeiros abordados no decorrer do estudo. Salienta-se que os referidos índices foram selecionados, em virtude de serem os mais utilizados. Porém, cabe lembrar que esses não são os únicos.
2.1 Quadro l: Os indicadores econômico - financeiros
ÍNDICES FÓRMULAS
ESTRUTURA
DE
CAPITAIS 1. Participação de Capitais de Terceiros Exigível Total
Patrimônio Líquido
2. Composição do Endividamento Passivo Circulante
Exigível Total
3. Imobilização do Patrimônio Líquido Ativo Permanente
Patrimônio Líquido
4. Imobilização dos Recursos Não- Correntes Ativo Permanente
PL + ELP
LIQUIDEZ
OU
SOLVENCIA 5. Liquidez Geral AC+RLP
PC + ELP
6. Liquidez Corrente Ativo Circulante
Passivo Circulante
7. Liquidez Seca Ativo Circulante – Estoques
Passivo Circulante
8. Liquidez Imediata ____Disponível___
Passivo Circulante
RENTABILIDADE 9. Liquidez ou Giro do Ativo Vendas Líquidas
Ativo Total
10. Margem Líquida __Lucro Líquido_
Vendas Líquidas
11. Rentabilidade do Ativo Lucro Líquido
Ativo Total
12. Rentabilidade. do Patrimônio Líquido Lucro Líquido/Patrimônio Líquido
ROTATIVIDADE 13. Rotação de Estoques Custo das Mercadorias Vendidas Estoque Médio de Mercadorias
14. Rotação de Duplicatas a Receber Vendas a Prazo/Média de Clientes
15. Rotação de Fornecedores Compra a Prazo/Média de Fornecedores
16.
...