Analise Swot
Monografias: Analise Swot. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanessa30 • 6/4/2013 • 733 Palavras (3 Páginas) • 4.301 Visualizações
ANALISE SWOT
Analise externa e interna da empresa
O diagnostico estratégico, em seu processo de analise externa e interna, apresenta determinados componentes, que são apresentados a seguir:
• Pontos fortes: são as variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a empresa, em relação ao seu ambiente.
• Pontos fracos: são as variáveis internas e controláveis que provocam uma situação desfavorável para a empresa, em relação ao seu ambiente.
• Oportunidades: são as variáveis externas e não controláveis pela empresa, que podem criar condições favoráveis para a empresa, desde que a mesma tenha condições e/ou interesse de usufruí-las.
• Ameaças: são as variáveis externas e não controláveis pela empresa que podem criar condições desfavoráveis para a mesma.
Os pontos fortes e fracos compõem a analise interna da empresa, enquanto as oportunidades e ameaças compõem sua analise externa.
Os pontos fortes e fracos representam as variáveis controláveis, enquanto as oportunidades e as ameaças representam as variáveis não controláveis pela empresa. Fica evidente que o problema maior são as variáveis sobre as quais não se tem controle.
Após o estabelecimento dos pontos fracos – internos - e das ameaças – externas -, devem-se estabelecer as questões criticas que representam aspectos controláveis com maior ou menor dificuldade.
Naturalmente, os pontos fracos representam aspectos controláveis e, caso o executivo não saiba, de momento, como resolver o problema, devera envidar todos os esforços para identificar a solução, sem o que esse ponto fraco poderá criar sérios problemas para a empresa; inclusive, de maneira cada vez mais intensa.
Com referencias as ameaças, essas podem apresentar, sob determinados aspectos, alguma forma de ação critica. Por exemplo, a inflação e uma ameaça, mas não uma questão critica, pois a empresa não pode fazer nada a esse respeito. Entretanto, o relacionamento da empresa com o seu concorrente pode ser uma ameaça, bem como uma questão critica; e sobre esse fator – relacionamento com os concorrentes – a empresa pode atuar.
Numa análise interna, nem sempre se consegue classificar algum fator como ponto forte ou fraco, principalmente por falta de informações mais adequadas.
Diante dessa situação e pra não forçar uma avaliação colocando determinado fator como ponto fraco ou forte, podem-se estabelecer os pontos neutros, que são as variáveis internas e controláveis que foram identificadas, mas que, no momento, não existem condições de estabelecer se estão proporcionando uma condição que pode ser favorável ou desfavorável para a empresa; e, tão logo se tenha as informações necessárias para a tomada de decisão adequada, coloca-se esse fator como ponto forte ou fraco. Isso e muito importante, porque o tratamento errado de qualquer fator pode prejudicar todo o processo decisório e estratégico da empresa.
Para as execução do diagnóstico estratégico, e necessário ter acesso a uma serie de informações, estar preparado para fazê-lo, saber quais informações são desejadas, quais as informações pertinentes e
...