Analise Textual
Pesquisas Acadêmicas: Analise Textual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dayanaaaa • 26/3/2014 • 875 Palavras (4 Páginas) • 334 Visualizações
Em que estão baseadas as afirmações de oficialmente etnocida, genocida, suicida? Tais expressões produzem coerência com a afirmação no texto: ...não estará em paz com sua consciência....?
r: hipóteses, deduções, interferencias, conclusões e etc..a partir dos elementos do texto
São as reflexões que fazemos a partir de alguma ideia, a partir de determinado texto. Incluem as deduções, conclusões que construímos juntamente com quem conta ou escreve uma história, um fato etc.
Por exemplo, quando alguém diz que foi ao médico ver um problema nos olhos, podemos deduzir que está falando de um oftalmologista.
CONTEXTUALIZAÇÃO
São os elementos que “ancoram” o texto em uma situação comunicativa determinada, como a data, o local, a assinatura, elementos gráficos, timbre, título, autor.
Em documentos, por exemplo, o carimbo, a data, a assinatura são muito importantes. Já entre os fatores gráficos, a disposição do conteúdo, as ilustrações e as fotos também contribuem para contextualizar o texto.
Situacionalidade;
Informatividade;
É o nível de informação contida no texto, que dependerá da intenção do produtor de construir um texto mais ou menos hermético.
Diz respeito ao grau de previsibilidade da informação que vem no texto, que será menos informativo, se contiver apenas informação previsível ou redundante.
Já se contiver informação inesperada ou imprevisível, o texto terá um grau máximo de informatividade, podendo, à primeira vista, parecer até incoerente por exigir do receptor um grande esforço de decodificação.
Focalização;
Constitui-se no próprio foco do texto, no assunto a ser tratado. Isso evita que um texto com tema da globalização passe a falar mal dos países globalizados.
O titulo do texto é, em grande parte dos casos, responsável pela focalização.
Também pode ser analisado como a concentração dos usuários (produtor e receptor) em apenas uma parte de seu conhecimento.
Uma reportagem sobre um crime será lida de maneiras diferentes por um advogado, um psicólogo, um sociólogo e um policial, por exemplo. Assim, como o mesmo crime seria descrito de maneiras diferentes por esses profissionais.
Intertextualidade;
É uma interação entre textos, sendo um mecanismo importante para o entendimento de determinadas mensagens.
Ocorre quando um texto faz alusão a outros textos, exigindo do leitor uma busca de informações fora do universo do texto em questão.
Isso é comum tanto para a fala coloquial, em que se retomam conversas anteriores, quanto para os noticiários dos jornais, por exemplo, que exigem o conhecimento de notícias já divulgadas como ponto de partida.
Na prática corporativa, é imprescindível o conhecimento de seu produto, de sua empresa, concorda?
Sendo assim, é importante a leitura de textos como leis, estatutos, manuais etc., que possam levar a uma completa compreensão de um texto
...