Analises Financeiras
Trabalho Universitário: Analises Financeiras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: caracois • 16/5/2014 • 958 Palavras (4 Páginas) • 258 Visualizações
atura Cosméticos S.A.
Relatório dos auditores independentes sobre as Demonstrações Contábeis em 31 de dezembro dos anos de 2011 e 2012.
Aos Acionistas, Conselheiros e Administradores da Natura Cosméticos S.A. Campinas – SP.
Introdução
Observamos as informações contábeis consolidadas da Natura Cosméticos S.A., contidas nas Demonstrações Financeiras de 31 de Dezembro de 2012, que compreende o balanço patrimonial de 2011 a 31 de dezembro de 2012 e as demonstrações de resultado do exercício e dos fluxos de caixa para o período.
A administração é responsável pela elaboração das informações contábeis e nossa responsabilidade é a de expressar uma conclusão sobre essas informações contábeis. Agimos de acordo com as normas brasileiras e internacionais de revisão de informações intermediárias (NBC TR 2410 – Revisão de Informações Intermediárias Executada pelo Auditor da Entidade e ISRE 2410 – Reviewof Interim Financial InformationPerformedbytheIndependent Auditor oftheEntity, respectivamente).
Primeiro abordaremos alguns pontos importantes do Balanço Patrimonial, da Estrutura das Demonstrações Financeiras e Técnicas para Análise de Balanço.
Ativo
Pela legislação brasileira o ativo é dividido em três grupos, circulante (até 1 ano), realizável a longo prazo (mais de 1 ano) e permanente (investimento, imobilizado e diferido), após a discussão dos integrantes a respeito deste desafio,abaixo estão expostas as principais informações de cada grupo.
Ativo Circulante - nada mais é, o valor agregado entre compras e vendas de produtosque a empresa gera dentro de 1 ano. Principais contas do ativo circulante são: caixa, banco, clientes, aplicações financeiras, duplicatas a receber, estoques, matéria-prima.
Ativo não circulante - evidencia os grupos de contas de bens e direitos de permanência duradoura.
Realizável a longo prazo - são contas que serão recebidas pela empresa após 360 dias. As contas desse grupo são: empréstimos, investimentos a longo prazo, despesas antecipadas e outras contas a receber.
Ativo permanente –énecessário nas atividades desenvolvidas pela empresa, porém é um processo demorado para obtenção de retorno, pois não estão disponíveis para venda. As contas são: investimentos em coligadas e controladas, imobilizado (máquinas, equipamentos, veículos, móveis, terrenos, edifícios, etc.)
As contas do grupo do ativo representam aplicações ou usos de recursos, onde analisando o balanço identificamos o quanto a empresa aumentou ou diminuiu seu ativo, tanto a longo prazo quanto a curto prazo.
Passivo
O passivo não diferente do ativo, também é dividido em três grupos, circulante (até 1 ano), exigível a longo prazo (mais de 1 ano), e o patrimônio líquido que compõe de (capital social, reserva de capital, reserva de lucro e lucros acumulados).
Passivo circulante – são contas geradas para serem pagas dentro de um ano. Principais contas: fornecedores, salários e encargos, impostos a pagar, empréstimos bancários, conta a pagar, adiantamento de clientes e imposto de renda.
Passivo não circulante – são obrigações com terceiros, onde as contas a serem pagas ocorrem após um ano. As contas são: empréstimos e financiamentos.
Patrimônio Líquido – capital social são os valores investidos pelos sócios ou acionistas dentro da empresa, para o uso próprio da empresa.
Observa-se que a conta conhecida como Lucros ou Prejuízos Acumulados, passa a ter outra conotação com a nova legislação, passando a demonstrar tão somente os Prejuízos Acumulados. Isto não significa que a conta “Lucros Acumulados”deixou de existir, por ser uma conta de naturezatransitória, deverá ser totalmente utilizada e distribuída como contrapartida às reversões das reservas de lucro e às destinações deste.
O grupo do passivo representa as obrigações, dívidas e fonte de recursos, sabendo aplicar corretamente estes recursos,a empresa obtém um resultado final do balanço onde o ativo e passivo tenha a mesma liquidez.
1. Estrutura das Demonstrações Financeiras
A demonstração de resultados tem o objetivo de representar se a empresa obteve lucro ou prejuízo dentro do período (um ano), para que isso ocorra somam-se as receitas e diminuem-se
...