Anatomia Gastrointestinal
Por: Pedro Corda • 23/12/2015 • Trabalho acadêmico • 4.176 Palavras (17 Páginas) • 566 Visualizações
Histologia do Tubo Digestivo
- O tubo digestivo é constituído por quatro camadas ou túnicas principais: a mucosa, submucosa, a muscular e a serosa.
- Existem 3 tipos principais de glândulas: mucosas unicelulares (na mucosa), glândulas multicelulares (mucosa + submucosa), glândulas multicelulares exteriores do tubo.
Mucosa:
- Mais interna sendo composta por 3 camadas: o epitélio mucoso interno, estratificado pavimentoso na boca, orofaringe, esófago e canal anal; cilíndrico simples no restante tubo digestivo.
- Lâmina própria: camada de tecido conjuntivo laxo.
- Muscularis mucosae (mucosa muscular) que é uma camada fina e externa de músculo liso.
Submucosa
- É formada por uma camada espessa de tecido conjuntivo que contém nervos, vasos sanguíneos e pequenas glândulas.
- Os nervos da submucosa formam o plexo submucoso (plexo de Meissener) – plexo ganglionar parassimpático, constituído por axónios e por muitos pericários dispersos.
Muscular:
- Constituída por duas camadas: a camada interna circular e a camada externa longitudinal.
- Exceções: a parte superior do esófago, onde o músculo existe músculo estriado; e o estômago, no qual existem três camadas de músculo liso (uma terceira camada oblíqua).
- Entre as camadas da túnica muscular encontra-se outro plexo - plexo mioentérico - constituído por axónios e pericários dispersos.
→ Os plexos submucosos e mientéricos formam o plexo intramural ou entérico que desempenha um papel importante na regulação do movimento e da atividade secretora.
Serosa ou Adventícia:
- É formada por uma camada de tecido conjuntivo, denominada de serosa ou adventícia dependendo da sua estrutura.
- Serosa: Se o órgão é revestido pelo peritoneu. Ou seja, uma fina camada de tecido conjuntivo e epitélio pavimentoso simples.
- Adventícia: Quando órgão não é revestido por peritoneu.
Cavidade Oral
- Delimitada anteriormente pelos lábios e posteriormente pela fauce.
- Superiormente está delimitada pelo palato (2/3 anteriores palato duro; 1/3 posterior palato mole) e inferiormente pelo pavimento muscular.
- Lateralmente é definida pelas bochechas.
Encontra-se dividida em duas partes:
- Vestíbulo: é o espaço os lábios/bochechas e os alvéolos dentários;
- Cavidade oral: que se encontra depois dos alvéolos dentários. Encontra-se revestida por epitélio estratificado (proteção contra abrasão).
Lábios:
- Pregas musculares formadas pelo músculo orbicular dos lábios e tecido conjuntivo.
- A superfície externa dos lábios é coberta por pele. Apresenta epitélio estratificado queratinizado (mais fino e menos queratinizado do que o da pele).
- Os vasos sanguíneos conferem aos lábios uma coloração que vai do rosa-avermelhado ao vermelho escuro (dependendo da pigmentação).
- A margem interna é revestida por epitélio pavimentoso estratificado da mucosa da cavidade oral.
→ A partir dos alvéolos dentários dos maxilares superiores e inferior prolonga-se um ou mais freios – pregas mucosas – em direção ao lábio superior e inferior (respetivamente).
Bochechas:
-Internamente são constituídas por uma mucosa composta por epitélio pavimentoso estratificado e uma camada externa de pele.
- É constituída pelo músculo bucinador, que se achata contra os dentes, e pela almofada adiposa da bochecha (que confere o perfil arredondado da face).
→ Os lábios e as Bochechas são importante no processo de trituração dos alimentos uma vez que posicionam os alimentos enquanto estes são triturados. Por outro tem um papel importante na formação das palavras.
Palato:
- Constituído por duas partes: palato duro e palato mole.
- O palato duro é composto pelo osso maxilar e pelo osso palatino.
- O palato mole é composto por músculo estriado esquelético e por tecido conjuntivo, contendo numerosas células mucosas e nódulos linfáticos na submucosa.
- A úvula é um projeção do bordo posterior do palato mole, sendo importante para a deglutição e impedindo a passagem de alimentos para a cavidade nasal.
- As amígdalas estão localizadas nas paredes laterias da orofaringe (fauce).
Língua:
- Órgão muscular que ocupa a maior parte da cavidade oral propriamente dita (quando a boca está fechada).
- Encontra-se ligada pela parte posterior à cavidade oral (a porção anterior é relativamente livre)
- O freio (prega de tecido fino) mantém a língua ligada ao pavimento da cavidade oral.
- Os músculos da língua dividem-se em dois tipos:
- Intrínsecos: que estão contidos na língua. São responsáveis pela mudança de forma da língua (achatamento e elevação durante a ingestão de líquidos e a deglutição).
- Extrínsecos: que são externos à língua mas que estão ligados a ela. Permitem a protrusão e retração da língua, a sua movimentação lateral e modificações de forma.
- O sulco terminal divide a língua em duas partes. A parte anterior corresponde a 2/3 da superfície da língua, sendo que está coberta por papilas – algumas tem recetores sensitivos. O terço posterior da língua é desprovido de papilas, apresentando alguns terminais gustativos dispersos.
...