Anatomia Humana
Casos: Anatomia Humana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: romariodcamargo • 8/3/2015 • 490 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
1-) Posição anatômica: posição de referência, que dá significado aos termos direcionais utilizados na descrição nas partes e regiões do corpo, o modo como se movimenta, postura e as relações entre um e outro assumem que o corpo como um todo está em uma posição anatômica. Sua importância na anatomia neuromotora é poder estudar o corpo, dividindo-o em partes para melhor compreender.
2-)Quando é observado o movimento do corpo humano, aplica-se o conhecimento dos eixos, os eixos são linhas imaginárias que atravessam os planos do corpo perpendicularmente para possibilitar movimentos.
3-)O ombro é definido como funcionalmente triaxial, pois possui três eixos anatomicos e realizam movimentos de flexão, extensão, abdução, adução, rotação medial e lateral.
O cotovelo é uma articulção funcionalmente monoaxial, pois realizam movimentos em torno de apenas um eixo, esses movimentos são: flexão, extensão são movimentos em dobradiças.
O punho uma juntura sinovial condilar, de classificação funcional biaxial sendo possivel realizar movimentos de flexão, extensão e os desvios radial ou lateral e desvio ulnar ou medial.
4-) Os musculos que constituem o manguito rotador são o supraespinal, infraespinal, subscapular e redondo menor. Suas funções são:
Supraespinal: abduzir o ombro
Infraespinal: rodar lateralmente o corpo.
Subscapular: rotação medial do ombro.
Redondo menor: rotação lateral do ombro.
5- )Musculos biarticulares e monoarticulares correspondem ao numero de articulações pela qual os musculos se cruzam. Musculos biarticulares atuam em duas articulações. Exemplo de musculos biarticulares: isquiotibiais, reto femoral e gastrocnêmio. Possuem menor velocidade de encurrtamento, resistribue torque e potêncial.
Musculos Monoarticulares atuam em uma só articulação com menos intensidade, com estimulos maiores nos musculos visados, exemplo uma extensão de pernas (articulação do joelho) e uma rosca direta (articulaçao do cotovelo).
6-) Musculos inseridos no lado oposto da articulação são chamados de pares antagonistas, trabalham para que o movimento sincronizado da articulação ocorra. Quando o musculo agonistass contrai e encurta o comprimento (fase concentrica) aproximando os segmentos ósseos é chamado de acão primária ( gerada pelo musculo agonista) o musculo ao lado oposto da articulação alonga (fase excêntrica) controlando o movimento realizando a ção secundária ( antagonista).
Reflexão.
Nesse texto passamos a compreender o que é a posição anatômica, como é possivél realizarmos estudo de movimentos delimitando linhas imaginárias (eixos), que são usadas para delimitar-mos movimentos, estudamos também as articulações para entender-mos que todo movimento há uma articulção envolvida que cruza um osso ao outro, sendo biarticular ou monoarticular sabendo-se disso conseguimos indentificar os movimentos dos musculos, que são movimentos de flexão, extensão, abdução, adução, elevação, e etc. Compreendemos também que nossos musculos são formados por fibras de contrações (brancas) e resistência (vermelhas) quando há
...