Anatomia Seccional
Artigo: Anatomia Seccional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RenYoshida • 25/3/2014 • 450 Palavras (2 Páginas) • 392 Visualizações
Anatomia do Útero
Antonio Gomes, Elisângela Silva, Gabriela Stephani, Marli Santos, Paulo Silva
Trabalho sob orientação do Prof. Dr. Cleber Leite
O ojetivo desse trabalho é aprofundamos nosso conhecimento sobre a anatomia interna e externa do útero, como as suas principais patologias.
O útero é um órgão fibromuscular, ímpar, oco, em forma de pêra invertida, localizado no plano sagital mediano da cavidade pélvica (pelve verdadeira). Recebe as tubas uterinas na região mais abaulada (cranial) e continua-se, inferiormente, com a vagina, com a qual forma usualmente um ângulo de 90 graus. Apresenta paredes espessas, formadas principalmente por fibras musculares lisas (miométrio), sendo a parte interna revestida por mucosa (endométrio) e a externa pelo peritônio (perimétrio). Este último é extremamente delgado, de tal maneira que a sua tonalidade avermelhada é decorrente da visibilização, por transparência, de sua musculatura.
O útero localiza-se sobre a vagina, entre a bexiga urinária e o reto. Na mulher jovem e nulípara, o mais freqüente é o útero inclinar-se parcialmente sobre a bexiga (anteversoflexão).
Além disso, o útero pode variar de forma, tamanho, localização e estrutura, de acordo com a idade, a paridade, o estado gravídico e a estimulação hormonal. Suas dimensões, na mulher adulta, variam de tal modo que o comprimento pode oscilar de 6 a 9 cm e a profundidade ou espessura, entre 2 a 3 cm. O peso do útero varia de 25 a 90 g. Durante o menacme, na nulípara, as dimensões do útero são menores e nas multíparas, podem ser maiores. Após a menopausa ocorre redução de dimensões, principalmente do corpo do útero.
Partes internas e externas do útero
Regiao interna do útero
Região externa do útero
Anomalias uterinas
Possiveis doenças do utero:
Câncer de colo do útero
O câncer de colo do útero é uma doença perigosa, mas já foi pior. Sua ocorrência está relacionada ao HPV, o papilomavírus humano, que se manifesta através de verrugas na mucosa da vagina, do pênis, do ânus, da laringe e do esôfago. Caso as lesões se instalem [sugerimos manter, pois nem todos sabem o que é o colo do útero], no colo do útero – e não sejam tratadas, podem evoluir para o câncer dessa região.
Cauterização do colo do útero
A cauterização do colo do útero é o tratamento das feridas e das cervicites após o tratamento da infecção.Os métodos mais comuns são criocauterização, eletrocauterização e cauterização de alta frequência e laser.Todos são feitos em consultório médico e são praticamente indolores.Converse com seu médico sobre as vantagens de cada um.
Erosão do colo do útero
Ferida, erosão ou ectrópio são lesões
...