Ane COSTA
Ensaios: Ane COSTA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: COSTA35 • 22/2/2015 • 327 Palavras (2 Páginas) • 669 Visualizações
A surdez compromete o desenvolvimento cognitivo-linguístico do indivíduo?
Não é a surdez que compromete o desenvolvimento do surdo, e sim a falta de acesso a uma língua (GESSER, 2009, p. 76).
O surdo é capaz de desenvolver suas habilidades cognitivas se não tiver impedimento, para isso, o uso da língua de sinais é imprescindível, pois é através da língua que nos constituímos plenamente como seres humanos, que nos comunicamos com nossos semelhantes, construímos nossas identidades, subjetividades e adquirimos e partilhamos informações que nos possibilitam compreender e questionar o mundo que nos cerca.
Se um surdo for bem instruído na língua de sinais e tiver um bom professor que ensine as variações da LIBRAS, na escrita e no universo de palavras que temos para um sinal, o que o impedirá de escrever bons textos? E se tiver professor de educação física que sinalize as técnicas e estratégias para determinado jogo, o que impedirá o surdo de desenvolver suas habilidades esportivas? O empecilho para o desenvolvimento cognitivo-motor está no surdo ou na falta de capacitação e entendimento dos profissionais que atuam na educação inclusiva?
Vale lembrar que ―a surdez é histórica e socialmente, um problema para o ouvinte. Ela em nada afeta a vida dos surdos – o problema começa a existir quando queremos torná-los ouvintes e falantes da língua oral (GESSER, 2009, p. 82). A partir disso surgem conceitos de que o surdo e muito irritado, agressivo, nervoso e até débil mental.
Não é a surdez que priva o indivíduo surdo de se desenvolver como indivíduo em sua totalidade: reconhece-se o impedimento articulatório-perceptual, mas como bem pontua o linguística Noam Chomsky(1985), o termo “articulatório” no processo de aquisição e funcionamento das línguas não se deve restringir à modalidade vocal, apenas.
No processo de aquisição de linguagem, é possível afirmar que o processo de pessoas surdas adquirindo a língua de sinais, é análogo, em muitos aspectos, ao de crianças ouvintes. Nesse processo observa-se todos os estágios: período pré-linguístico, estágio de uma pala
...