Análise E Desenvolvimento De Sistemas
Dissertações: Análise E Desenvolvimento De Sistemas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raffaeldiasm • 13/6/2013 • 2.384 Palavras (10 Páginas) • 316 Visualizações
1.1 TÓPICOS EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Antes de expor sobre o que é preciso para se aprender HTML é preciso mesmo que de uma maneira breve explicar o que é HTML, sua finalidade e importância na web.
HTML é a acrossemia de Hypertext Markup Language (Linguagem de Formatação de Hipertexto), é uma linguem usada para criar sites e páginas divulgadas na World Wide Web podendo ser escrita em qualquer editor de texto, como o Bloco de Notas programa de edição de texto básico do Windows. Como todas as linguagens de programação, HTML usa seus próprios comandos denominados TAGS, também chamadas de etiquetas. Os arquivos HTML possuem extensão .HTML ou .HTM que são interpretados pelos navegadores, como o Mozzila Firefox.
Para se aprender HTML nada mais é preciso que um editor de texto, um navegador web e força de vontade. Para quem não conhece esta linguagem se parece bem complicada a primeira vista, mas com o tempo se perceberá que conta com uma estrutura e códigos bem simples de fácil memorização, podendo ser escrita por qualquer pessoa.
1.1.1 ESTRUTURA BÁSICA
A estrutura básica de um documento HTML é bem simples, cuja presença é altamente recomendada na página:
<html>: é a principal etiqueta, determina o início do documento e indica que todo o conteúdo posterior será uma série de códigos HTML;
<head> : etiqueta que define a criação do cabeçalho, mostrando informações sobre o documento aberto na aba da página;
<body> : etiqueta que determina o corpo do documento onde será colocado o conteúdo principal da página, sendo a parte do documento que será exibida no navegador;
Abaixo segue um exemplo:
Figura 1 – Estrutura básica de um documento HTML
1.1.2 TAGS
Aprofundando um pouco as TAGS, podemos formatar nosso texto como bem queremos podendo escolher o tamanho da letra, o seu tipo e a sua cor. Dentro das TAGS podemos adicionar vários parâmetros que ajudam ainda mais na criação de uma página interativa e que agrade a cada um. Pegaremos como exemplo a etiqueta <font> </font> que tem os seguintes parâmetros:
Size: define o tamanho da fonte a ser utilizada;
Face: define o tipo de fonte a ser utilizada;
Color: define a cor da fonte a ser utilizada.
Colocando em prática temos o exemplo a seguir de cada uma.
<font size=”12”> </font>
<font face=”arial”> </font>
<font color=”red”> </font>
1.1.2.1 TAG <body bgcolor=”red”> ... </body>
A etiqueta <body> está usando o parâmetro bgcolor que faz com que a cor do fundo mude de acordo com a cor escolhida, que no caso é vermelho.
1.1.3 TABELAS
No desenvolvimento de páginas web, por mais simples que ela seja é necessário mantê-la bem organizada e ajustar os conteúdos adequadamente ao site. Por causa disso, em várias situações usamos as tabelas. O seu TAG se define por <table> </table>. As etiquetas básicas são:
<table> </table>: importante para indicar ao navegador que tudo dentro desta TAG será uma tabela;
<tr>: código que adiciona linhas a tabela;
<td>: código que adiciona células a tabela.
Também podemos adicionar parâmetros a TAG <table> para personalização da tabela como cor de fundo, tamanho das bordas e tamanho das células.
1.1.4 HYPERLINK
Hoje em dia todo web site há hyperlinks. Hyperlinks são pontos clicáveis no documento que te levam a qualquer outra página ou até mesmo uma palavra no mesmo documento. Podemos criar links internos, links externos e mais usando a TAG <a> </a> denominada como âncora. Adicionando o parâmetro href (hipertex reference) podemos criar uma palavra ou ponto com hyperlink. Exemplo: <a href=”http://www.unopar.br”> palavra ou ponto a ser usado </a>
É possível fazer com que clicando em um link você seja levado diretamente a uma determinada parte da mesma página. Para isso será necessário criar áreas dentro do texto principal, assim, mapeando o documento. Pois assim quando clicar no hyperlink o cursor do mouse será redirecionado ao local correspondente.
Para isso usaremos o parâmetro name responsável pela criação da área.
<a name=”exemplo“> texto a ser usado </a>
Agora criaremos o elemento que leve até a área criada. O # indica ao navegador para ficar na mesma página que está. O # deve ser seguido pelo valor atribuído pelo parâmetro name para onde o link vai.
<a href=”#exemplo”> texto a ser usado </a>
Exemplo:
Figura 2 – Hyperlink dentro do mesmo documento
1.2 FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO
1.2.1 SISTEMAS DE ARQUIVOS
O Sistema de arquivos é o método como as informações são armazenadas nos dispositivos de armazenamento, como discos rígidos, pen drives, fitas, disquetes, CDs e DVDs. O sistema de arquivos é a parte mais visível de um sistema operacional, pois é responsável pela manipulação de arquivos e compartilhamento de informações realizadas frequentemente pelos usuários, sempre ocorrendo de maneira uniforme independente dos dispositivos de armazenamento.
1.2.2 ARQUIVOS
Os arquivos são espaços contíguos de armazenamento armazenados em dispositivos secundários, sendo constituídos de informações logicamente relacionadas, representando programas ou dados.
Um arquivo pode ser representado de forma textual ou graficamente, variando de acordo com o sistema operacional utilizado. O tipo de um arquivo pode ser identificado pela extensão do mesmo, que é a última parte do seu nome após o ponto (.). Por exemplo temos a extensão .txt que
...