Análise Química
Exames: Análise Química. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: miiisg_ • 21/9/2014 • 348 Palavras (2 Páginas) • 446 Visualizações
Análise Química
Uma análise química é um processo que fornece informações químicas ou físicas sobre uma amostra ou sobre a amostra.
Existem diversas técnicas de análise química, normalmente referindo-se a técnicas em via úmida e instrumental.
Análise química é o conjunto de técnicas de laboratório utilizadas na identificação das espécies químicas envolvidas em uma reação, como também a quantidade dessas espécies.
As análises químicas podem ser realizadas de três diferentes formas: quantitativamente, qualitativamente ou apenas imediata.
Análise imediata: consiste em isolar as espécies que constituem o material, esse isolamento pode ser feito manualmente. Por exemplo, se queremos analisar uma amostra sólida e esta estiver inserida em um meio líquido, é preciso retirar este sólido do meio aquoso;
Análise qualitativa: essa etapa identifica a composição do material, é preciso instrumentos apropriados para executar este procedimento. O resultado neste caso pode ser obtido pela mistura de outro componente à mistura;
Análise quantitativa: é a análise mais criteriosa, além de saber do que se trata o material ainda é preciso saber a quantidade do componente em questão dentro da amostra.
Foi seguindo esses passos básicos que a ciência evoluiu e chegou ao que é hoje: essencial na descoberta de curas de doenças, na tecnologia, entre outros benefícios.
Via úmida[editar | editar código-fonte]
Um conjunto de analise usados para determinar cátions e ânions em solução aquosa. Por exemplo de cátions consiste na verificação da solubilidade dos cátions com várias condições, aplicadas à amostra em sequência: adição de HCl, H2SO4, hidróxido de amônio, Carbonatos, sulfeto d Amostra ser solubilizadas para este tipo de análise química. Estas e outras dificuldades
Análise qualitativa de cátions[editar | editar código-fonte]
Alguns cátions quando volatilizados na chama do bico de Bunsen, apresentam coloração característica. A cor da chama fornece, na maioria das análises, apenas uma indicação qualitativa da presença de um cátion. Sua identificação é feita, posteriormente, por meio de reações químicas adequadas.
Instrumental[editar | editar código-fonte]
Técnicas que utilizam propriedades físico-químicas dos componentes da amostras para sua identificação e quantificação (análise qualitativa e quantitativa):
cor da amostra dissolvida (espectrometria)
cor da amostra na chama(espectrometria de emissão ou absorção atômica)
adsorção em substratos (cromatografia)
spin nuclear (RMN-Ressonância Magnética Nuclear)
radioatividade natural ou induzida (espectrometria gama)
eletrodo íon seletivo
outras"
...