Análise de riscos potenciais no local de trabalho
Tese: Análise de riscos potenciais no local de trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: btoliguigi25 • 27/5/2014 • Tese • 428 Palavras (2 Páginas) • 402 Visualizações
Realizada analise dos potenciais riscos existentes nos local de trabalho em estudo e consequentemente sugerido medidas corretivas para minimizar/prevenir esses mesmos riscos. Logo, esta analise incidiu sobre os riscos físicos, químicos, ergonómicos e psicossociais.
Nosso objetivo é a prevenção dos riscos profissionais e a promoção da saúde de todos os que nela trabalham, através da aplicação de uma política de Organização dos Serviços de Segurança, Higiene e Saúde no trabalho. Assim, o elemento principal a ter em conta é o trabalhador, relacionando-o com a situação de trabalho. Simultaneamente tenho em conta que a prevenção é um ponto crucial, sendo que a formação, informação e o treino do pessoal, também se assumem como elementos primordiais da segurança.
Assim, é determinado que cada trabalhador deve ter conhecimento e domínio dos procedimentos correspondentes às atividades de cada local de trabalho através de treino periódico dos procedimentos relativos à manipulação e movimento de materiais na zona laboral, de modo a garantir uma permanente atualização da sua formação, principalmente os procedimentos individuais e coletivos adequados a situações de emergência, tendo em conta que o programa de formação do pessoal deve ser dirigido a todo o pessoal que tem acesso ao local de trabalho, e incluir exercícios periódicos dos procedimentos estabelecidos para responder a situações simuladas de emergência, para treino na identificação de perigos e da prática de reação em caso de acidentes. Para devidos efeitos, o programa de formação e treino do pessoal, as ações de formação e os exercícios individuais ou coletivos devem encontrar-se devidamente registrados.
Os trabalhadores deverão ser devidamente informados dos riscos potenciais para a saúde, precauções a tomar para evitar a exposição aos riscos existentes, normas de higiene, utilização dos equipamentos e do vestuário de proteção e das medidas a tomar em caso de incidentes e sua prevenção e/ou minimização.
A Avaliação dos Riscos Profissionais, abrangeu diversas deslocações para observação e estudo das instalações/infraestrutura da empresa, dos equipamentos e materiais utilizados, dos métodos e das condições de trabalho existentes, bem como, um registo de todos os meios de prevenção, proteção e limitação de riscos tendo como objetivo a Segurança e Saúde dos Trabalhadores.
O levantamento supramencionado, foi efetuado através de observação direta, de documentos (ex. a planta, segurança contra incêndios) e da consulta dos trabalhadores e do representante da empresa.
Feitas as observações realizadas no terreno, tendo por objetivo principal dar a conhecer aos responsáveis da empresa as situações de risco a que os seus trabalhadores estão expostos, apresentando as recomendações pertinentes e as ações corretivas a adaptar, por forma, a dar cumprimento às obrigações legais aplicáveis no âmbito da Higiene e Segurança no Trabalho.
...