Análise dos Concorrentes
Tese: Análise dos Concorrentes. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rogerio1698 • 2/9/2013 • Tese • 927 Palavras (4 Páginas) • 403 Visualizações
Uma distinção importante a se fazer antes de começarmos é que Análise de Concorrentes não é Comparação de Produtos. Embora possamos mencionar os tipos de produtos vendidos, não devemos incluir uma descrição detalhada das funcionalidades de um produto numa Análise de Concorrentes. Em sua essência, uma Análise de Concorrentes é um documento que avalia as forças e fraquezas de seus rivais.
Então, como começamos uma Análise dos Concorrentes?
1º Passo: crie uma lista de seus competidores diretos
Por competidor direto entenda qualquer empresa que venda um produto ou serviço idêntico ou muito similar para o mesmo público-alvo que sua organização. Por exemplo, se sua empresa vende serviços de TV a cabo, você deve listar apenas seus concorrentes que oferecem um serviço similar, e que seus clientes também poderiam comprar. Se o serviço de seu competidor não atinge a mesma base geográfica, pode não fazer sentido incluir este competidor em sua análise. A oferta de produtos deste competidor, no entanto, pode ser interessante e pode merecer ser incluída numa documentação sobre Comparação de Produtos.
Se há muitos concorrentes em seu mercado, escolha aqueles que você acredita serem as maiores ameaças para sua organização.
2º Passo: Pesquise
A não ser que você tenha orçamento para conduzir uma pesquisa formal, é melhor utilizar recursos como artigos e notícias, jornais da indústria, relatórios de analistas, o site da empresa, marketing colateral, relatórios da empresa e assim por diante. Você pode fazer uma busca geral em blogs para saber o que seus clientes e os demais acham da empresa e dos produtos que ela oferece. Eventos e feiras são ótimas oportunidades para coletar dados sobre seus competidores.
De acordo com Davidson (1997), em seu livro “Even More Offensive Marketing”, as fontes de informação podem ser agrupadas em três categorias:
Dados registrados: isto inclui informações publicadas, tais como um Relatório Anual da empresa
Dados observados: dados baseados em diversas fontes
Dados de oportunidade: dados qualitativos oriundos de conversas com fornecedores, ex-empregados ou comentários em blogs feitos por clientes.
Fonte: http://www.tutor2u.net/business/strategy/competitor_analysis.htm
Este é um método útil de categorizar dados e pode lhe ajudar a determinar se a informação é verdadeira ou falsa.
3º Passo: Crie uma simples tabela
Uma vez que você juntou seus dados, é melhor organizar a informação em forma de tabela. Considere as seguintes colunas nesta tabela:
Nome da Empresa
Descrição do Concorrente – descreva a empresa
Produto Concorrente – descreva o produto competidor, seu propósito e funcionalidades em alto nível.
Preço – liste o preço do produto competidor.
Descrição do Mercado-Alvo – descreva o mercado a que o produto concorrente se destina.
Forças Notáveis – descreva as principais forças da empresa.
Fraquezas Notáveis – descreva as principais fraquezas de negócio da empresa.
Estratégia de Mercado – descreva a estratégia de mercado da empresa. Uma estratégia de mercado é a forma com que uma empresa aborda o mercado (mercado de nicho, líder em preço, etc.)
Market Share – descreve a fatia de mercado que o produto concorrente tem em seu mercado alvo.
Volume de Vendas – descreve o volume de vendas que o produto concorrente gerou em seu mercado alvo.
Nível de Ameaça – descreve o nível de ameaça que a empresa concorrente impõe à sua empresa, no que diz respeito ao seu produto.
Aqui vai um exemplo de um template que você pode usar para
...