Aparatologia Ortodontica E Ortopédica
Trabalho Universitário: Aparatologia Ortodontica E Ortopédica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Araujo22 • 21/4/2014 • 2.374 Palavras (10 Páginas) • 3.645 Visualizações
Aparatologia ortodôntica e ortopédica
1ª aula: Teoria - Profa.: Penha
Conceitos básicos:
É uma especialidade da odontologia que cuida do alinhamento e nivelamento dos dentes.
Diferenças entre ortodontia e ortopedia:
Ortodontia: Forças aplicadas nos dentes com aparelhos fixos ou removíveis em qualquer fase da vida.
Ortopedia: Forças aplicadas nos ossos e dentes com aparelhos fixos ou removíveis durante a fase de crescimento
O que é ortodontia e ortopedia laboratorial?
É uma disciplina do curso de prótese dentária, onde são apresentadas informações necessárias para confecção de diversos aparelhos ortodônticos e ortopédicos. Quando um técnico de laboratório de dedica exclusivamente à ortodontia laboratorial, ele é um Orto-técnico.
Muitos ortodontistas chamam os Orto-técnicos de protéticos com uma certa razão, pois o Orto-técnico no Brasil(2009) tem que se habilitar como protético para fazer aparelhos ortodônticos
O Orto-técnico confecciona aparelhos ortodônticos e ortopédicos para correção de problemas de maloclusões.
O Protético confecciona prótese total ou parcial a fim de estabelecer um efeito estético e uma boa função mastigatória.
A ortodontia pode ser dividida em preventiva, interceptiva e corretiva:
Preventiva: São as manobras que impedem que um problema em potencial evidente na determinação de más posições dentárias se faça atuar.
Ex.: Mantenedor de espaço.
Interceptiva: São manobras que buscam recuperar condições que foram perdidas devido ao efeito indesejável de uma causa.
Ex.: Descruzador de mordida.
Interceptiva: São manobras que buscam recuperar condições que foram perdidas devido ao efeito indesejável de uma causa.
Ex.: Descruzador de mordida.
Corretiva: São manobras mais extensas, que implicam em ajustes totais dos arcos dentais.
Ex.: Aparelhos fixos
MALOCLUSÕES:
São formas erradas de mordidas, que não proporcionam estética e função mastigatória correta, desequilibrando a face.
As maloclusões surgiram a partir de mistura de raças,acidentes traumáticos, perda dentária, má-formação genética, entre outros. Atinge cerca de 90% da população mundial e podem ser tratadas com o uso de aparelhos ortodônticos ou ortopédicos,Mas antes de iniciar o tratamento se faz necessário classificar a maloclusão para que o ortodontista ou ortopedista possam planejar o tratamento.
Vários autores desenvolveram formas de classificar as maloclusões entre eles Angle quês as dividiu em três classes:
-Classe I (Neutroclusão)
-Classe II (Distoclusão)
-Classe III (Mesioclusão)
Esta classificação tem por base fundamental a hipótese preconizada por Angle, de que os primeiros molares permanentes superiores são considerado “dentes chaves” e pontos de referência no estudo das relações ântero-posteriores das arcadas dentárias.
Temos também Lisher, que classificou as más posições individuais ou unitárias dos dentes (posição incorreta do dente no arco), acrescentando a palavra versão. É a classificação mais atualizada.
Algumas delas são:
Existem vários tipos de arcos vestibulares, retentores e molas que são utilizados na execução de aparelhos ortodônticos e ortopédicos.
Para o nosso trabalho usaremos:
APARELHO DE CONTENÇÃO REMOVÍVEL
Arco vestibular de Hawley
Retentor de Adams
Retentor de gota
Retentor C ou circunferencial(opcional)
APARELHOS ORTODÔNTICOS REMOVÍVEIS
Os aparelhos empregados na clínica ortodôntica são confeccionados por técnicos de laboratório. Estes aparelhos são confeccionados em ambiente laboratorial, longe da boca do paciente, portanto devem passar por um ajuste e adaptação na cavidade bucal, feita pelo ortodontista. O objetivo do trabalho feito no laboratório é o resultado clínico. Justamente por tal motivo é necessário um perfeito diagnóstico e desenho do aparelho pretendido. Sua confecção rigorosamente correta, constitui um passo fundamental para uma perfeita adaptação clínica.
Conceito dos aparelhos ortodônticos removíveis (AOR)
Os AOR são dento muco suportados. Na maioria dos aparelhos a base suporte tem a função de ancoragem, suporte e retenção e em alguns como função ativa. São dispositivos destinados a interferir nas más oclusões. Em 1902, C.A. Hawley empregou o aparelho palatal removível com o objetivo de usá-lo como contenção de dentes movimentados ortodonticamente. Ainda hoje, a placa de contenção de Hawley tem esse uso, mas muitas modificações foram introduzidas para transformá-la num aparelho ativo.
Base Suporte Constituídos de resina acrílica que, além de unir as várias partes do aparelho, suportam os esforços liberados pela parte ativa e os grampos de retenção quando ativados.
Parte retentiva É composta por elementos que tem a função de manter o aparelho na cavidade bucal. Os elementos de retenção são:
...