TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprenda A Montar Um Plano De Negócios

Trabalho Escolar: Aprenda A Montar Um Plano De Negócios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  4.625 Palavras (19 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 19

Aprenda a montar um plano de negócios

Todo empreendedor sonha em ver sua idéia sair do papel e ganhar o mundo. Deseja ter sucesso, visibilidade e, sobretudo, reconhecimento do seu trabalho. Quem é empreendedor carrega consigo uma determinação fora do comum para batalhar e concretizar seus desejos, mas também, uma ponta de ansiedade que, se não controlada, pode colocar tudo a perder. Quantas vezes você ouviu falar de iniciativas genais que, por falta de foco ou planejamento, foram por água abaixo?

A cada ano, milhares de empresas abrem suas portas para depois fecharem num misto de tristeza e desilusão, sonhos e projetos e que não saíram do papel. O que faltou para eles? Segundo especialistas, uma rota de navegação, ou seja, uma estratégia bem definida para deixar seu sonho naufragar antes da hora. Esta estratégia pode ser chamada de plano de negócios, uma espécie de roteiro do que é sua empresa e para onde ela vai.

"O plano de negócio nada mais é que uma descrição do planejamento da empresa de A a Z, desde a missão até o balanço dos índices financeiros. É nesse projeto que ele deve descrever a missão, objetivos, processo operacional, plano de marketing e plano financeiro para viabilizar seu negócio", diz o professor e consultor da Fundação Dom Cabral, Fernando Dolabela.

Pensando em ajudar você, empreendedor, nesta missão de detalhar seu projeto, conversamos com especialistas para desenvolver um tutorial com informações detalhadas sobre como montar um bom plano de negócios. Nele, você encontrará informações importantes do que é preciso conter no seu plano, até dicas do que não fazer. Clique no banner abaixo para conferir o material.

Lembre-se: ainda que o plano não garanta que uma idéia seja 100% bem sucedida, certamente ele diminui, e muito, as chances do empresário ser pego de surpresa por imprevistos que comprometam seu negócio. "Um bom plano não garante sucesso, mas reduz danos. Essa, aliás, deve ser a premissa do empreendedor. Se cercar de informações para blindar seu negócio", afirma o diretor do centro de empreendedorismo do Ibmec São Paulo, Álvaro Armond.

1) Bem vindo

De acordo com pesquisas realizadas pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) (dados de janeiro de 2004), 470.000 micro e pequenas empresas são criadas a cada ano, sendo que 49,4% delas fecham as portas antes de completar dois anos. Entre os principais motivos dessa alta mortalidade estão a falta de capital de giro, endividamento, despreparo na gestão do negócio e desconhecimento do mercado.

Se levarmos em conta que as micro e pequenas empresas representam 99% do total das 5,5 milhões de empresas que existem no país e empregam um contingente de 26 milhões de trabalhadores, estamos falando de 56% da força de trabalho do Brasil. Daí a importância em diminuir a mortalidade das PME's (Pequenas e Médias Empresas).

Neste pequeno tutorial, pretendemos mostar um passo-a-passo sobre como montar um plano de negócio, ferramenta que embora não garanta 100% do sucesso do negócio, ajuda a reduzir danos e riscos de comprometê-lo. Boa leitura!

2) Introdução

Antes de começar o seu plano de negócio, o empreendedor precisa se livrar dos mitos que o rodeiam. O número um é de que um bom plano será a salvação de sua empresa. Isto porque, o mercado está cheio de exemplos de planos de negócios maravilhosos e muito bem escritos, mas que findaram em empresas falidas.

O empreendedor precisa saber que os planos de negócio são roteiros, quanto mais precisos, menores são as chances de erro, mas, ainda assim, podem haver imprevistos no caminho. Cabe então ao empreendedor blindar-se destes imprevistos para ter mais chances de sucesso.

Outro mito relacionado ao plano de negócio está na forma com o empreendedor vê e se relaciona com sua idéia. Muitos empreendedores acreditam que sua idéia é a melhor do mundo e por isso, sozinha, ela vai se sustentar. Daí não se preocupam tanto com o plano de negócio e acabam sendo prejudicados pela falta de planejamento.

Por essa razão, antes de achar que o plano de negócio é o segredo do sucesso ou então desprezá-lo por completo por considerar sua idéia genial demais para dar errado, vale parar, pensar e, segundo especialistas, encontrar respostas para estas cinco perguntas:

1 - Qual a oportunidade que tenho?

2 - Como vou satisfazer essa oportunidade?

3 - Por que sou capaz de desenvolvê-la?

4 - O que será preciso para vendê-la?

5 - Ela terá rentabilidade e lucratividade?

Se estas cinco perguntas sinalizarem que vale à pena investir em sua idéia, já que um plano de negócio custa tempo e dinheiro, é hora de seguir em frente e por suas mãos à obra.

3) O poder da capa

É unânime entre os especialistas: se você quer causar uma boa impressão com seu plano de negócios precisa estar atento aos detalhes. Uma capa bem feita, um sumário bem escrito, um roteiro organizado, ou seja, que deixe o texto e as informações ali presentes fluídas e limpas são essenciais para o seu leitor. Por isso, a dica é: deixe os detalhes para o final.

A capa é a primeira parte do seu projeto que será visualizada por quem lê o Plano de Negócios. Portanto, ela deve ser simples, objetiva e transmitir para o leitor a mensagem da maneira mais fluída possível. Especialistas aconselham a montar a estrutura do plano e deixar a escolha do papel, impressão e outros detalhes que farão a diferença da apresentação do trabalho para o final do projeto. Lembrando que o ideal é fugir dos excessos.

Lembre-se: o plano não pode ter muito rococó, tem que transmitir a idéia do produto que está sendo vendido. Essa compatibilidade deve estar forte na mente do empreendedor.

3.1) Sumário executivo

Se existe uma etapa do plano de negócio que merece atenção especial do empreendedor na hora de sua criação é o sumário executivo. Esta seção deve, obrigatoriamente, vender o projeto. Portanto, mais do que explicar tecnicamente como será desenvolvido seu produto, ela precisa convencer o leitor de que ela vale a pena. Um bom sumário executivo descreve o 'pulo do gato' do negócio. Seu objetivo é fazer o leitor continuar lendo. Não é um resumo, por isso precisa ter uma abordagem vendedora.

Pensando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com