Aprendendo aprender EaD
Artigo: Aprendendo aprender EaD. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: IlzaMarques • 11/5/2014 • Artigo • 638 Palavras (3 Páginas) • 424 Visualizações
Aprendendo aprender EaD
Ilza Maria Lucas
RA 22285286
Resumo
A EaD inovou na forma de se ensinar , nos mostrando como nos reeducar à administrar o pouco tempo que temos para estudar à absorvê-lo de forma mais qualitativa nos ensinando a auto aprendizagem. As tecnologias possibilitam que novas mídias juntassem ao processo de ensino atingindo assim, milhões de pessoas.
A satisfação do estudante em EaD se da pela autonomia que se tem, em administrar seus horários de estudos e de poder fazer suas pesquisas através das TCS’ e além disto ter seus direitos garantindo através do Art 80 da LDB.
Palavras-chave
Democratização do ensino, Art 80 da LDB, A satisfação do estudante.
Introdução
A educação a distância surgiu como um meio de suprir a deficiência educacional, tanto profissional ou de aperfeiçoamento como econômica, hoje como ela envolve recursos de tecnologias e comunicação serve tanto para ser utilizada em aulas presenciais para agregar no aprendizado como possibilita pessoas que não podem estar fisicamente em uma instituição de ensino a se qualificar.
O artigo 80 da lei de diretrizes e base garante aos alunos direitos e também incentiva o ensino a distância em todos os níveis e modalidades de ensino e de educação continuada.
A EaD trousse a democratização do ensino, pois, a demanda de alunos ingressando no ensino superior, somando com os profissionais (professores) que temos para educar, com a infra-estruturar física para atender, faz com que a Educação a Distância seja necessária para atender população.
Fundamentação Teorica
Devido à democratização do ensino, diferentes mídias ligando alunos e professores, a autonomia no aprendizado com liberdade de horários, a EaD vem se tornando a cada dia uma das formas mais viáveis que grande massa da população Brasileira tem para investir em suas formações.
Devido não precisar de um espaço físico a EaD possibilita pessoas de regiões mais afastadas, mas que possuem acesso a tecnologias de informação a se formarem, isto também faz com que o custo do curso fique mais accessível pois um professor poderá dar aulas para um grande numero de alunos sem os mesmos estarem no mesmo local barateado assim o custo com o pólo, (mesas cadeiras e salas) vários professores para lecionarem (salários, benefícios, etc.) conseqüentemente atingindo no valor da mensalidade do curso, chegando a ser até 60% mais barato que um curso presencial.
A EaD pode oferecer condições necessárias para atender a desigualdade educacional no país, mas para isto é necessário comprometimento social e político na democratização do ensino.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394, de 20/12/1996, no seu art. 80, atribui ao poder público o papel de “incentivar o desenvolvimento
...