O ENSINAR E O APRENDER NA EaD
Por: biancamorato • 8/3/2016 • Dissertação • 754 Palavras (4 Páginas) • 808 Visualizações
FACULDADES FACEL
Curso de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas
Nome do Aluno: Bianca Morato Bezerra
Data de início: 26/07/2014
Disciplina:Metodologia do Ensino Superior
Data da Entrega:17/12/2015
O ENSINAR E O APRENDER NA EaD
Introdução:
A procura por cursos com ensino à distância, têm crescido muito nos últimos anos, devido as muitas vantagens e ferramentas que o estilo de ensino proporciona, procurando estimular a autonomia, o planejamento e a organização dos alunos, papel fundamental do professor/tutor do curso.
Desenvolvimento:
A educação à distância (EaD) é um processo de transformação no cenário educacional, que utiliza como ferramenta a tecnologia e que deveria ser reconhecida como uma alternativa de acesso ao conhecimento. É uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem com diferentes suportes.
Essas ferramentas (internet, televisão, vídeos, rádio) que são utilizadas no processo de aprendizagem e procuram diminuir a distância física e transforma a educação em algo universal e sem limites.
Por isso é crescente o número de estudantes nessa modalidade, principalmente daqueles que trabalham durante o dia e só possuem tempo disponível à noite.
A maioria dos alunos que frequentam os cursos de modalidade a distância são adultos, e muitos o procuram devido à metodologia que propõe o aprendizado com horários flexíveis, proporcionando também, uma oportunidade de acesso aos alunos residentes em municípios distantes dos grandes centros urbanos, ou que não possuem um curso superior em sua cidade.
E essa é uma grande vantagem, pois são quebradas as barreiras da distância, acesso, tempo, rotina. A liberdade, a possibilidade de estudar a qualquer hora e em qualquer lugar é um benefício.
O ensino à distância prima pela autonomia do estudante, que organiza seus estudos de acordo com a sua rotina e o sucesso depende, exclusivamente, de si mesmo.
Mas uma grande desvantagem nessa modalidade é a falta de interatividade, da ausência de trocas de experiências e dúvidas, entre os próprios alunos e entre alunos e professores/tutores.
A EaD só poderá ocorrer se houver um diálogo permanente entre os envolvidos, construindo assim, a comunicação como um dos seus elementos fundamentais, sobretudo, na relação tutor-aluno.
Os tutores são fundamentais, pois cabem a eles o acompanhamento da aprendizagem do aluno e das condições pedagógicas e materiais para que ocorra essa aprendizagem. Cabe a ele garantir o alcance dos objetivos propostos, criando uma parceria com o aluno para contribuir no processo de construção do pensamento e mediar as interações. O tutor deve estar atento para conhecer o aluno podendo assim, planejar suas ações de acordo com os objetivos educacionais.
Ricoeur (1969), quando descreve sobre a dificuldade desta relação, defende que o ensino é um teto comum do professor e do aluno:
Esta relação (professor-aluno) é difícil; sem dúvida uma das mais difíceis de ser exercida em nossa sociedade. É primeiramente uma relação assimétrica, em que a carga de competência e experiência dá licença, de parte do ensinante, ao exercício de um domínio
...