Apresentação Das Características De Uma Microempresa. Função Do 1º Grau E Juros
Artigo: Apresentação Das Características De Uma Microempresa. Função Do 1º Grau E Juros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 026145 • 18/2/2014 • 3.750 Palavras (15 Páginas) • 425 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
André Faria
Celeste Helena Silva
Daniel Chiquier
Francisco de Castro
Marcos Cesar Pereira da Silva
Messias Peixoto Batista Peixoto
Otavio Lucas Lopes da Silva
1) APRESENTAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE UMA MICROEMPRESA
2) FUNÇÃO DO 1º GRAU E JUROS
TAUBATÉ
2011
FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATE UNIDADE 2
André Faria RA 1156465789
Celeste Helena Silva RA 2330432795
Daniel Chiquier RA 3245557203
Francisco de Castro RA 2330420289
Marcos Cesar Pereira da Silva RA 2330430133
Messias Peixoto Batista Peixoto RA 1137338101
Otavio Lucas Lopes da Silva RA 2504123327
1) APRESENTAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE UMA MICROEMPRESA
2) FUNÇÃO DO 1º GRAU E JUROS
Trabalho (ATPS) do Curso de Tecnologia em Marketing- Segundo Semestre, apresentado para obtenção de créditos na disciplina de Matemática
Prof. Alfredo
Taubaté-SP
2011
ETAPA 01 - PASSO 3
RELATÓRIO SOBRE PLANEJAMENTO, CONSTITUIÇÃO E CARACTERÍSTICAS DE UMA MICROEMPRESA.
Introdução
Com este trabalho pretendemos apresentar o exemplo de um empreendimento com característica de microempresa. Embora o trabalho se refira a uma microempresa hipotética, apresentaremos todos os passos relevantes para constituição, manutenção e obtenção dos resultados esperados para a atividade empresarial em questão.
A Ideia do Empreendimento.
Em uma reunião que tratava de assuntos relacionados a trabalhos acadêmicos, num momento de descontração, descobrimos que todos os presentes tinham um objetivo comum, desenvolver uma atividade empresarial, embora todos estivessem com seus recursos limitados. Depois de novos encontros, que abordavam sempre o mesmo assunto, surgiu então a idéia de unirmos os recursos individuais e formarmos uma sociedade empresarial.
Primeiro Passo.
O primeiro passo foi decidirmos em qual atividade empresarial iríamos investir. Pensamos em vários ramos de atividades diferentes: produção ou circulação de mercadorias, Bens ou serviços. Comparamos as questões relacionadas à organização: qual o valor do Capital a ser investido? Havia mão de obra para atender a demanda? Quais os insumos e a tecnologia a serem usadas? Qual seria o lucro? Encontramos o caminho para resolvermos esta questão: fizemos um estudo de cada caso, buscamos suporte com consultores do Sebrae,e realizamos uma pesquisa de mercado. Finalmente chegamos a uma conclusão. O ramo de atividade empresarial escolhida seria o de educação para o trânsito. A partir daí, montaríamos uma escola de trânsito, ou seja, um Centro de Formação de Condutores AB.
Personificando a Sociedade, “artigos 997 a 1.101 do CC/2002 e personalidade jurídica, que é adquirida com o registro, nos termos do art. 985 e do art. 1.150, ambos do CC/2002”.
1. Burocracia.
1.1. Definir o nome da empresa.
A pesquisa, o registro e a liberação do nome da empresa (razão social) são feitos pela junta comercial dos estados de cada unidade da federação. No estado de São Paulo é a Jucesp (junta comercial do estado de São Paulo) a responsável por esse serviço. É deferido o pedido de registro da empresa, o nome que se enquadre nas normas da legislação pertinente ao assunto. Não poderá ser registrada nenhuma empresa, cujo nome seja homônimo já cadastrado. No caso da empresa que está em questão, decidimos registrar a empresa com o nome Bandeirante – Centro de Formação de Condutores AB.
1.2. Instrumento da Constituição (contrato Social)
O contrato deve respeitar os termos constantes nas clausulas do novo código civil - lei nº 10.406/2002. Neste ato, é obrigatório constar na solicitação, o tipo de responsabilidade jurídica a ser adotada pela futura empresa:
* Empresário individual,
* Sociedade simples pura,
* Sociedade simples limitada e
* Sociedade empresária limitada.
1.2.1. Tipo de sociedade com responsabilidades limitadas. A sociedade de responsabilidade Jurídica limitada está restrita ao valor das cotas definidas no contrato social.
1.2.2. O tipo de sociedade simples limitada, também de responsabilidade limitada, é o de constituição mais simples.
Neste quesito, definimos por: Bandeirante CFC AB Ltda. (simples limitada), por apresentar características e recursos pertinentes aos propósitos da futura empresa.
1.3. Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ. Requerer no site da Receita federal que gera um protocolo para acompanhamento do andamento do processo, no próprio site.
1.4. Inscrição no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) - que deverá acontecer em 30 dias contados do inicio das atividades.
1.5.Inscrição na Prefeitura do Município – Proceder à inscrição da empresa na prefeitura do município e a solicitação da autorização para emissão de nota fiscal.
2. Localização.
A decisão de encontrarmos o melhor local para a instalação da empresa foi além do interesse comercial. Os ambientes deveriam se enquadrar rigorosamente nas medidas (mínimo em metro quadrado) determinadas pela legislação que trata do credenciamento de escola de trânsito. O prédio a ser alugado deveria atender as normas de uso de solo, previstas na lei orgânica do município e atender as exigências determinadas pelo órgão credenciador, além de possuir
...