Apresentação De Projeto Interdiciplinar
Ensaios: Apresentação De Projeto Interdiciplinar. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunogodoi • 28/9/2013 • 1.573 Palavras (7 Páginas) • 560 Visualizações
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Programa Interdisciplinar – PI
IMPACTO OU CONSEQUÊNCIAS DAS ATUAÇÕES DA ENGENHARIA MECÂNICA NO MEIO-AMBIENTE
ITALLO RODRIGUES COSTA, BRUNO HENRIQUE AP. G. GODOI.
Coronel Fabriciano, 07 de Abril de 2013
ITALLO RODRIGUES COSTA, BRUNO HENRIQUE AP. G. GODOI.
IMPACTO OU CONSEQUÊNCIAS DAS ATUAÇÕES DA ENGENHARIA MECÂNICA NO MEIO-AMBIENTE
Relatório apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Mecânica do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, como requisito parcial para obtenção da nota final no Programa Interdisciplinar do Curso de Engenharia Mecânica.
Área de concentração: Impacto ou Consequências das
Atuações da Engenharia Mecânica no Meio-Ambiente
.
Orientador: Prof. Manoel R. Pacheco Freitas
Coronel Fabriciano, 07 de Abril de 2013.
RESUMO
Este relatório vem oferecer informações sobre os Impactos ou Consequências da Atuação da Engenharia Mecânica no Meio- Ambiente. Este estudo feito revela que as atividades de um engenheiro pode sim afetar o meio ambiente e a vida humana, relembrando da importância e compromisso que estes profissionais devem ter com tal. Fazendo assim com que o engenheiro faça um trabalho ótimo e que não venha a prejudicar nenhum dos lados, e evitando possíveis problemas no futuro.
“Dentre os componentes intelectuais do nosso século, a ciência e tecnologia se
fizeram os mais importantes e, por esta mesma razão, os mais problemáticos.
E muito enganoso é o ponto de vista segundo o qual só os cientistas e
tecnólogos devem ter posição definida ante essas duas palpitantes áreas do
saber e da ação.”
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
As atividades de engenharia, talvez mais do que outras, estão bastante relacionadas com o meio ambiente. Nas suas diversas especialidades, os engenheiros são responsáveis por alterações no ambiente natural, podendo causar, se não houver um adequado controle, inúmeros problemas.
As modificações começam com a implantação de obras civis, com as quais se transformam ambientes naturais em edificações, ruas, estradas, aeroportos, áreas irrigadas, reservatórios de água e tantos outros ambientes artificiais. Para isso, são efetuados desmatamentos, impermeabilizações do solo, movimentos de terra, alterações no armazenamento e escoamento das águas e outras modificações, com sérios impactos ambientais.
A construção de grandes hidrelétricas, com o barramento de rios para a formação de reservatórios de água, causa modificações acentuadas nos meios físico, biótico e social, com reflexos sobre os animais e vegetais e sobre o próprio homem.
A geração de energia através de outros processos, tais como o uso do carvão, do petróleo, do gás natural ou da fissão nuclear, também pode resultar em modificações indesejáveis no ambiente.
A engenharia química e a engenharia industrial têm sido responsáveis pela geração de inúmeros produtos, os quais, na sua elaboração, resultam na emissão de resíduos tóxicos, que são lançados no ambiente.
Os resíduos líquidos industriais, com elevadas concentrações de matéria orgânica e de produtos químicos nocivos, são responsáveis pela poluição dos recursos hídricos, com impactos negativos na vida aquática e no homem. Muitas indústrias lançam, na atmosfera, partículas e gases que causam danos à saúde do homem e aos animais e vegetais.
As novas máquinas e motores, resultantes dos avanços da “Engenharia Mecânica”, são responsáveis pela emissão de fumaça, calor, ruídos e outros resíduos prejudiciais ao homem e ao meio.
A implantação de amplos sistemas de irrigação é responsável por alguns problemas ambientais, tais como: desmatamentos, com danos à flora e à fauna; erosão do solo; lançamentos de produtos químicos nocivos, presentes nos fertilizantes e pesticidas; salinização do solo.
O processo de urbanização, com a abertura de vias e a execução de obras, é responsável por muitas modificações — desmatamento, movimentos de terra, impermeabilização do solo, alterações na drenagem das águas, lançamento de resíduos — resultando em sérios problemas ambientais.
A execução de grandes obras de engenharia é responsável, muitas vezes, pelo deslocamento de elevado número de pessoas, causando impactos no meio sócio-cultural, para os quais nem sempre são adotadas as necessárias medidas mitigadoras.
Todas as atividades dos diversos ramos da engenharia são feitas, obviamente, visando à melhorias das condições de vida da população. Para isso, tem sido desenvolvido todo o esforço do homem, objetivando aperfeiçoar métodos e técnicas. No entanto, a falta de uma maior preocupação com os aspectos ambientais, tem, frequentemente, resultado em sérios problemas muitas vezes irreversíveis.
Ações Preventivas
...