Aps Grua
Pesquisas Acadêmicas: Aps Grua. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: wagnergarcia • 11/11/2014 • 1.765 Palavras (8 Páginas) • 973 Visualizações
EDUARDO VINÍCIUS JOIA - B7783E0
FERNANDO CESAR DA CUNHA - B53GDI0
RAFAEL FERNANDES GOMES - B5281I1
WAGNER VILAR GARCIA – T433CD9
Trabalho de APS
GRUA HIDRÁULICA
ASSIS
2014
Trabalho de APS
GRUA HIDRÁULICA
Atividades Práticas Supervisionadas –trabalho apresentado como exigência para a
aprovação na disciplina de Atividades Práticas Supervisionas (APS), do segundo Semestre letivo de 2014, do curso de Engenharia – Ciclo Básico, da universidade Paulista, sob orientação dos professores do Semestre.
ASSIS
2014
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO 4
1.1-OBJETIVO 4
1.2-DESENVOLVIMENTO TEÓRICO 4
1.2.1- Grua 4
1.2.2- Hidráulica 4
1.2.3- Eletroimã 6
2-CONSTRUÇÃO DA GRUA 7
2.1-MATERIAIS UTILIZADOS 7
2.2-CÁLCULOS UTILIZADOS 8
2.2.1-Hidráulica 8
3-DESENHO TÉCNICO 10
4-ETAPAS DE CONSTRUÇÃO 13
4.1-DESCRIÇÃO 13
4.2-TESTES PRELIMINARES 14
5-PLANILHA DE CUSTO DO PROJETO 15
Qtde 15
Descrição 15
Valor (R$) 15
6-CONCLUSÕES 16
7-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
1-INTRODUÇÃO
Neste semestre, o tema dado pela direção do curso foi a Grua Hidráulica, que é fazer o braço se mover horizontal e verticalmente e suspender objetos com eletroímã, sendo o objetivo principal o de percorrer um trajeto com o objeto suspenso pela grua hidráulica.
1.1-OBJETIVO
Projetar, desenvolver e construir um protótipo de grua hidráulica com seringas, que tenha a capacidade de movimentação na horizontal e vertical, e transporte uma massa padrão através de um eletroímã.
1.2-DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
1.2.1- Grua
Também chamada de guindaste universal de torre, é um equipamento desenvolvido para auxiliar no transporte de cargas, tanto na horizontal quanto na vertical, tendo sido criada bem antes da 2ª Guerra Mundial, na Europa, foi mantida a sua concepção inicial
sem grandes alterações até os dias de hoje. Desta forma, podemos dizer que é um equipamento de grande durabilidade e versatilidade, tendo manutenção adequada. Ela é uma estrutura metálica de grande porte. Pode ter altura de trabalho de 10 metros até 150 metros ou mais. A grande evolução ocorrida com as Gruas atualmente ocorreu a partir de 1997, quando houve a inserção junto ao sistema de comando dos motores elétricos convencionais existentes, o sistema eletrônico de variador de frequência ou conversor de torque, fazendo com que a Grua trabalhe mais suavemente, com arranque menos brusco acarretando menores manutenções e menor desgaste, inclusive com maior economia no consumo de energia elétrica.
1.2.2- Hidráulica
Hidráulica é uma palavra que vem do grego e é a união de hydra (água), e aulos (condução/tubo). É, portanto, uma parte da física que se dedica a estudar o comportamento dos fluidos em movimento e em repouso.
Os princípios físicos que envolvem neste trabalho é a hidrostática, em particular, o principio de Pascal que mostra que num líquido a pressão se transmite igualmente em todas as direções.
“O acréscimo de pressão produzido num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido.”
Exemplo 1: Consideremos um líquido em equilíbrio colocado em um recipiente. Vamos supor que as pressões hidrostáticas nos pontos A e B sejam, respectivamente, 0,2 e 0,5 atm.
Se através de um êmbolo comprimir o líquido, produzindo uma pressão de 0,1 atm. Todos os pontos do líquido sofrerão o mesmo acréscimo de pressão. Portanto os pontos A e B apresentarão pressões de 0,3 atm, e 0,6 atm, respectivamente.
As prensas hidráulicas em geral, sistemas multiplicadores de força, são construídos com base no Princípio de Pascal. Uma aplicação importante é encontrada nos freios hidráulicos usados em automóveis, caminhões, etc. Quando se exerce uma força no pedal, produz-se uma pressão que é transmitida integralmente para as rodas através de um líquido, no caso, o óleo.
As figuras seguintes esquematiza uma das aplicações práticas da prensa hidráulica: o elevador de automóveis usado nos postos de gasolina.
Pelo princípio de Pascal,
sendo ∆p1 = ∆p2 e lembrando que ∆p = F/A escrevemos:
Como A2 > A1, temos F2 > F1, ou seja, a intensidade da força é diretamente proporcional à área do tubo.
1.2.3- Eletroimã
Os ímãs têm 2 lados, normalmente marcados com "norte" e "sul", e eles atraem coisas feitas de ferro ou aço. Provavelmente você sabe a lei fundamental de todos os ímãs: os lados opostos se atraem e os iguais se repelem. Por isso, se tiver 2 barras de ímã com extremidades marcadas "norte" e "sul", a extremidade norte de um ímã irá atrair a extremidade sul do outro. Por outro
...