Aps Lixo Eletronico
Trabalho Escolar: Aps Lixo Eletronico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leoow • 25/11/2014 • 1.562 Palavras (7 Páginas) • 652 Visualizações
UNIP – Universidade Paulista
Sistemas de Informação – Ciclo Presencial
Orientações
APS
“Atividades Práticas Supervisionadas”
2° Semestre – 2014
Manha
APS
Sustentabilidade:
“Lixo Eletrônico”
Leonardo Pereira Gomes
C1284H-0
Professor
Hélio
Introdução: 4
Sustentabilidade 5
Conceito de sustentabilidade. 5
Ações relacionadas à sustentabilidade. 5
Benefícios 5
LIXO ELETRÔNICO – UMA AMEAÇA AMBIENTAL E SOCIAL 6
E para onde vai tudo isso? 7
Problemas causados pelo descarte inadequado 7
Resumo 9
Introdução:
Finalmente o homem se dá conta de sua responsabilidade sobre o planeta. Infelizmente, isto ocorre somente após um contexto de gravíssimos danos causados ao meio ambiente.
Apesar de ser um consenso na atualidade à necessidade de se discutir a questão ambiental, tem sido cada vez mais difícil se chegar a um consenso de como se manter os rumos do crescimento econômico e do desenvolvimento humano, sem prejudicar ao ecossistema e à própria vida humana.
Este é o desafio da sustentabilidade, manter em equilíbrio a relação entre o desenvolvimento humano (individual e social), o crescimento econômico e a preservação do meio ambiente. Portanto, antes de ser uma política internacional, governamental ou empresarial, a sustentabilidade deve ser um modelo de condução da própria vida para que possamos impedir a degradação do meio ambiente.
Deste modo, para que possamos viver em uma sociedade sustentável é necessária à formação do homem para a sustentabilidade. Isto significa fazer a Paidéia na contemporaneidade.
Não há momento melhor que o atual para este novo renascimento da humanidade. Devemos saber aproveitá-lo para, a partir da refundação de nós mesmos, construirmos esta nova realidade.
Sustentabilidade
Conceito de sustentabilidade.
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
Ações relacionadas à sustentabilidade.
- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.
- Preservação total de áreas verdes não destinadas à exploração econômica.
- Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;
- Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.
- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.
- Criação de atitudes pessoais e empresarias voltada para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.
- Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.
- Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.
Benefícios
As adoções de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.
LIXO ELETRÔNICO – UMA AMEAÇA AMBIENTAL E SOCIAL
Com a velocidade que o desenvolvimento tecnológico vem avançando o lixo eletrônico tem aumentado muito, causando sérios danos ao meio ambiente, uma vez que os equipamentos eletrônicos são fontes de metais pesados, tóxicos e altamente poluentes.
Esses equipamentos estão sendo trocados com uma facilidade incrível, em tempo cada vez mais curto, pois os consumidores procuram pelos modernos computadores, geladeiras, televisores e celulares e outros equipamentos eletrônicos.
Descartam os usados em lixos, causando um grande impacto ambiental, pois esses produtos contêm cádmio, chumbo, mercúrio e berílio que em contato com o solo contaminam o lençol freático, e quando queimados poluem o ar, além de colocar em risco a saúde dos catadores de lixo.
O mundo inteiro tem se preocupado muito com o destino que vem sendo dado a esse lixo urbano tão poluente, principalmente os países desenvolvidos, mas infelizmente mesmo entre eles ainda existem os países que não tomaram nenhuma atitude
...