Aquaviario
Exames: Aquaviario. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rafael.chiesa • 13/10/2013 • 441 Palavras (2 Páginas) • 684 Visualizações
A principal característica do modal aquaviário marítimo é a capacidade de movimentar, transportar grandes volumes de cargas a um custo variável baixo, isso faz com que esse modal seja desejado quando se quer obter baixas taxas de frete. Utilizado para qualquer tipo de carga e para qualquer porto do planeta.
Os pontos positivos giram em torno dos 16 portos já existentes com boa capacidade, com destaque para o de Santos (SP) , Itajaí (SC) , Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Paranaguá (PR)e Vitória (ES).
Outro ponto positivo é que atualmente o modal já é responsável por 11,72% do movimento de carga registrada no país, por estar desenvolvendo uma potencialidade brasileira para o desenvolvimento do modal, pois cerca de 8 mil Km de costa e mais de 40 mil Km de vias são consideradas potencialmente navegáveis.
Ao mesmo tempo, o transporte marítimo pode englobar diversos tipos de cargas, desde produtos químicos, combustíveis, gêneros alimentícios, minérios, grãos, automóveis e outros. Os contentores existentes já em tamanhos padronizados permitem que o transporte das cargas seja feitos de forma eficiente e segura, facilitando a arrumação e aproveitando do espaço dentro dos navios
Como ponto positivo ainda está à vantagem de transportar cargas de grande porte e outras em maior quantidade com menor custo se comparado à modalidade aérea ou terrestre.
Quantos aos pontos negativos estão na velocidade de transporte, nos portos que ainda encontram-se inadequados para um amplo atendimento, a burocracia que emperra o fluxo e bom andamento do modal e as altas tarifas.
O custo por embarque por contêiner também se torna um problema, pois o valor ainda é muito alto.
Outro ponto negativo é que a falta de modernizações nos portos adequadas às exigências do mercado atual que se coloca como um empecilho à consolidação do MERCOSUL. Falta preparo e investimentos adequados para suportes um aumento nas exportações.
A baixa velocidade no transporte e a necessidade dos produtos transitarem nos portos ou alfândegas acarretam um maior tempo no transporte, se tornando também uma desvantagem no modal aquaviário. Muitas vezes a distancia dos portos até os centros.
O transporte multimodal é a articulação entre vários modos de transporte, de forma a tornar mais rápidas e eficazes as operações de transbordo. O Transporte Multimodal é aquele em que serão necessários mais de um tipo de veículo para conduzir a mercadoria até ao seu destino final, deste modo serão utilizados desde caminhões, navios, aviões ou outro tipo de condução necessário para a entrega. Assim para a mercadoria chegar até ao seu destino final ela necessitará de passar por mais de um tipo de transporte, podendo contratar uma empresa que faça essas mudanças, sem que o importador ou exportador se envolva nessas trocas
...