Areas De Atuação Do Farmaceutico
Artigo: Areas De Atuação Do Farmaceutico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Angelini • 23/4/2013 • 1.077 Palavras (5 Páginas) • 679 Visualizações
Áreas de atuação do farmacêutico
;
;
Biologia molecular; Bioquímica clínica; Bromatologia; Citologia clínica; Citopatologia; Citoquímica; Controle de qualidade e tratamento de água, potabilidade e controle ambiental; Controle de vetores e pragas urbanas; Cosmetologia; Exames de DNA; Farmacêutico na análise físico-química do solo; Farmácia antroposófica; Farmácia clínica; Farmácia comunitária; Farmácia de dispensação; Fracionamento de medicamentos; Farmácia dermatológica; Farmácia homeopática; Farmácia hospitalar; Farmácia industrial; Farmácia magistral; Farmácia nuclear (radiofarmácia); Farmácia oncológica; Farmácia pública; Farmácia veterinária; Farmácia-escola; Farmacocinética clínica; Farmacoepidemiologia; Fitoterapia; Gases e misturas de uso terapêutico; Genética humana; Gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde; Hematologia clínica; Hemoterapia; Histopatologia; Histoquímica; Imunocitoquímica; Imunogenética e histocompatibilidade; Imunohistoquímica; Imunologia clínica; Imunopatologia; Meio ambiente, segurança no trabalho, saúde ocupacional e responsabilidade social; Micologia clínica; Microbiologia clínica; Nutrição parenteral; Parasitologia clínica; Saúde pública; Toxicologia clínica; Toxicologia ambiental; Toxicologia de alimentos; Toxicologia desportiva; Toxicologia farmacêutica; Toxicologia forense; Toxicologia ocupacional; Toxicologia veterinária; Vigilância sanitária e Virologia clínica.
Fonte: Conselho Federal de Farmácia
Acupuntura
O farmacêutico acupunturista irá utilizar os princípios da acupuntura para realizar o equilíbrio energético do corpo. Através, geralmente, da inserção de agulhas em locais pré-determinados irá promover o bem estar no paciente.
Administração de laboratório clínico
Nas análises clínicas, o farmacêutico pode gerenciar um laboratório. No Brasil existem mais de 5500 laboratórios onde os proprietários são farmacêuticos.
Administração farmacêutica
Desenvolve o uso correto do medicamento, planejar, organizar e supervisionar as atividades na unidade de Farmácia sob sua responsabilidade; orientar, acompanhar, avaliar e controlar os programas de organização das atividades técnico-administrativas do setor.
Administração hospitalar
No decorrer de sua carreira, este possui conhecimentos sobre saúde pública, economia, administração, entre outros, o que o tornam apto para administrar um hospital.
Análises Clínicas
É o profissional que atua em laboratórios de análises clínicas realizando exames de análises, clínico- laboratoriais humanas e/ou veterinárias. Além de gerencias laboratórios, o farmacêutico possui conhecimentos em hematologia, citopatologia, Bioquímica, morfologia celular e outros para o exercício desta função.
Assistência domiciliar em equipes multidisciplinares
Parte da assistência farmacêutica, onde temos o profissional realizando serviços de Saúde da Família. É um conceito que engloba o conjunto de práticas voltadas à saúde individual e coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial. É uma atividade multidisciplinar, mas o Farmacêutico é quem são os responsáveis por prestar o conhecimento do uso de medicamentos de forma racional.
Atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência:
Em serviços de emergência a atuação do farmacêutico pode evitar mortes, onde este, orientado pelo médico prestará o auxílio medicamentoso necessário.
Auditoria farmacêutica:
Verifica se a indústria, farmácia, laboratório, etc, estão dentro das normas exigidas pela legislação.
Bacteriologia clínica:
Detecta bactérias através de meios de cultura, identifica e faz laudos sobre os achados.
Banco de cordão umbilical:
Utilização das células-tronco do cordão umbilical, importante para pacientes que necessitam de medula óssea.
Banco de leite humano:
O farmacêutico atua nas técnicas de conservação e testes laboratorias em bancos de leite.
Banco de sangue:
Coleta, transportes e testes realizados no sangue, para sua posterior utilização.
Banco de sêmen:
Conservação, testes da bioquímica do sêmen.
Banco de órgãos :
Conservação, testes bioquímicos e outras análises.
Biofarmácia:
Estudos de bioequivalência e correlacionar a farmacocinética com a eficácia terapêutica.
Biologia molecular:
É o estudo da Biologia em nível molecular, com especial foco no estudo da estrutura e função do material genetico e seus produtos de expressão, as proteínas. Mais concretamente, a Biologia Molecular investiga as interacções entre os diversos sistemas celulares, incluindo a relação entre DNA, RNA esíntese proteica. É um campo de estudo alargado, que abrange outras áreas da Biologia e da Química, em especial Genética e Bioquímica.
Bioquímica clínica:
Pode realizar a bioquímica do sangue, hemograma, bioquímica da urina, e outros.
Biotécnologia:
Biotecnologia define-se pelo uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com o fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade.
Biologia molecular
Bioquímica clínica - Pode realizar a bioquímica do sangue, hemograma, bioquímica da urina, e outros.
Biotécnologia
Bromatologia:
Estuda os alimentos e desenvolve produtos mais nutritivos e saudáveis.
Citologia clínica:
Estudo das células na clínica
Citopatologia:
...