O farmacêutico atuante na área industrial
Tese: O farmacêutico atuante na área industrial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kassia08 • 27/8/2013 • Tese • 416 Palavras (2 Páginas) • 556 Visualizações
TID: Pôster ( farmácia industrial)
O farmacêutico atuante na área industrial
Trabalho Interdisciplinar Dirigido
Docentes: Isis Fernandes e Francisco Pacheco
Discentes: Ana maria silva rabello,katia santos correia Curso: Farmácia Turma: FAR1AM Ano: 2013.1
Competência:
O farmacêutico industrial é um profissional que atua na indústria farmacêutica, sendo atribuídas a ele funções que englobam desde a compra de matérias primas para a produção de medicamentos até a etapa final de embalagem e expedição dos produtos fabricados
Sendo responsável pela produção de medicamentos e garantindo a produção de produtos farmacêuticos puros e eficazes, evitando o risco de contaminações/misturas de produtos, exigindo o correto cumprimento das Boas Práticas de Fabricação em todas as etapas do processo de fabricação das diversas formas farmacêuticas (injetáveis, sólidos orais, semi-sólidos, líquidos estéreis, não estéreis, etc).
Dentre as áreas da cadeia de produção de medicamentos podemos citar também os setores de controle de qualidade, supervisão de produção, desenvolvimento de novos produtos, garantia da qualidade, assuntos regulatórios e farmacovigilância ( é ciência e atividades relativas a identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou qualquer problema possível relacionado com fármacos )
Legislação:
Mercado brasileiro:
(com o gráfico)
Perfil do profissional:
O farmacêutico industrial responsável pela produção de medicamentos deve assegurar a produção de produtos farmacêuticos puros e eficazes, evitando o risco de contaminações/misturas de produtos, exigindo o correto cumprimento das Boas Práticas de Fabricação em todas as etapas do processo de fabricação das diversas formas farmacêuticas.
Os farmacêuticos atuantes no controle de qualidade, são responsável por aprovar ou rejeitar as matérias-primas, produtos semi-acabados, produtos terminados e materiais de embalagem.
Devem assegurar que os materiais não sejam liberados para uso, nem os medicamentos liberados para comercialização até que a qualidade seja julgada satisfatória, realizando ainda o monitoramento ambiental das áreas de produção e controle.
(FOTO)
Curiosidade:
• Um grande número de farmacêuticos participam do importante "Projeto Genoma Humano" para decifrar o conjunto de genes do ser humano (menor partícula viva). E que eles vão obter informações essenciais para diagnóstico, tratamento e, finalmente, cura de um grande número de doenças e a fabricação de remédios mais eficientes e a menores custos.
• Na industria farmacêutica a água purificada pode ser considerada uma das mais importantes matérias-primas, pois está envolvida diretamente na produção da grande maioria dos produtos e processos industriais.
...