Argamassa Colante
Exames: Argamassa Colante. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LESTONDIAS • 3/11/2014 • 1.442 Palavras (6 Páginas) • 439 Visualizações
TRABALHO INTERDISCIPLINAR DIRIGIDO I
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
As Argamassas Colantes
Curso: Engenharia Civil Professor Orientador: Andre Zocrato
RESUMO
A Argamassa é um produto constituído de aglomerantes e agregados miúdos, podendo ainda ser adicionados produtos especiais (aditivos), pigmentos com a finalidade de melhorar ou conferir determinadas propriedades ao conjunto e é composto de cimento Portland, agregados minerais e aditivos químicos, que, quando misturados com água, forma uma mistura viscosa, plástica e aderente.
Podem ser usadas no assentamento, revestimento, rejunte, impermeabilização, reforço e recuperação estrutural.
1- INTRODUÇÃO
A realização deste trabalho é para mostrar a diferença das argamassas para sua aplicação, pois hoje em dia a utilização destas é precisa, pelo seu desempenho, e facilidade em questão de tempo, por isto que o detalhamento das informações, como por exemplo as localidades em que cada argamassa é colocada para se desempenhar.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
• As argamassas colantes e suas aplicações
As Argamassas colantes são um cimento colante que assenta e reveste de uma forma eficaz que dispensa o uso de dosagens de materiais, elas são produtos industrializados e comercializados em embalagens com o conteúdo na forma de pó.
A sua composição é constituída por elementos químicos que resultam nas suas determinadas características, exemplo disto são a facilidade na aderência, alta resistência e fluidez facilitando a sua execução, formada por uma mistura de aglomerante hidráulico, agregados e aditivos, sendo a parti disto o acréscimo de apenas água, formando assim uma mistura pastosa e aderente.
As primeiras misturas de sucesso na junção de blocos de alvenaria foram batizadas com o nome de argamassa: misturas de cal, água e areia para construções (GUIMARÃES, 1997). Dá-se o nome de pasta à mistura de um aglomerante mais a água.
Quando se coloca água em excesso na pasta, tem-se um produto denominado nata. Misturando-se o agregado miúdo à pasta, obtém-se uma argamassa, podendo eventualmente conter adições que melhorem suas propriedades. A adição de agregado se faz por vários motivos, e entre eles destacam-se a diminuição da retração e o barateamento do produto (SILVA, 1991)
As argamassas podem ser utilizadas como revestimento de pisos, tetos e paredes (emboço e reboco), ou no assentamento de tijolos, blocos, azulejos e ladrilhos, reparos de obras de concreto e injeções (SILVA, 1991).
As propriedades da argamassa estão diretamente ligadas a diversos fatores, tais como qualidade e quantidade do aglomerante, qualidade e quantidade de água. Variando essas condições, tem-se a qualificação do produto final de acordo com as condições de envolvimento e aderência do agregado pela pasta e quantidade de vazios na pasta (SILVA, 1991).
A função da argamassa é regularizar e realizar o acabamento a uma alvenaria, facilitando a aderência entre os blocos e o emboço e reboco.
Figura I: Aplicação da Argamassa(www.equipedeobra.com.br)
• Tipos de argamassas colantes
As Argamassa são formadas por quatro grupos diferenciando em suas composições:
• Argamassa Tipo I- Em sua característica principal é pela sua rigidez e por ser um tipo de acabamentos internos e secos. (Revista weber, 2012)
• Argamassa Tipo II- Em sua característica é pela sua flexibilidade, que permite a absorção de esforços ocorridos em revestimentos de pisos e paredes em área externa devido sua maior resistência. (Revista weber, 2012)
• Argamassa Tipo III- Em sua característica, primeramente é pela sua alta resistência , ela pode ser utilizadas quanto para ambientes internos ou externos, com umidade ou sem umidade, próprio para assentamento de porçelanato , esta é especialmente indicada em revestimento em (piscinas, saunas, etc..). (Revista weber, 2012)
• Argamassa Tipo III-E- Em sua caracteristica é que ela terá uma resistência maior, devido ela ser uma argamassa de utilização em meios industriais, este tipo de argamassa é um “Bicomponente” (Longa duração na sua secagem). (Revista weber, 2012)
•
FiguraII:Pacote comercial da argamassa(www.leroymerlin.com.br)
3. INTERDISCIPLINARIDADE
As seguintes disciplinas foram abordadas nesse trabalho:
• Química Geral: A sua composição química é composta por materiais que se resultam em suas determinadas características, sendo assim diferenciando em ACI, ACII, ACIII e ACIII-E formando o seu complemento para a execução.
A sua mistura compreende-se nos seguintes materiais, o cimento portland comum, areias naturais ou artificiais de carbonato de cálcio e magnésio e extrato composto de cimento e das adições de minerais (V. Freitas,2008). Então “O centra-se em primeiro lugar a quantidade de adjuvantes minerais, e o segundo a sua finura. Em cada caso, a natureza do mineral” por base nestas informações será feita a sua classificação, resistências, em que tipo de local será aplicado é definido nesta etapa, onde colocara a quantidade necessária para a mistura e embalagem final para o consumo.( jornal Cement and Concret Resarch, 2005).
• Introdução a engenharia química: Acredita-se que a argamassa surgiu na Pérsia antiga, onde usava-se alvenaria de tijolos secos ao sol, com assentamento de argamassas de cal. Seu desenvolvimento como sistema construtivo, entretanto, ocorreu em Roma. Durante o Império Romano surgiu a idéia de misturar um material aglomerante, a pozolana (cinzas vulcânicas), com materiais inertes, dando origem às primeiras argamassas. Portanto, há mais de 2000 anos, este material vem sendo utilizado tanto para pavimentar as edificações, bem como para unir e revestir os blocos que formam as paredes e os muros das mesmas (LABORATÓRIO DE CONFORTO AMBIENTAL, 2003).
No
...