Arte Como Forma De Inclusão
Casos: Arte Como Forma De Inclusão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karine10 • 19/8/2014 • 1.206 Palavras (5 Páginas) • 485 Visualizações
Neste trabalho será abordado a história da arte, sua importância para educação e como esta pode ser um recurso para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.
A arte está presente em tudo que os olhos e ouvidos conseguem captar. São cores, formas, estruturas, tamanhos, texturas, sons, movimentos. O ser humano é capaz de criar, modelar, colar, montar, esculpir, desenhar, traçar, soar, tocar, dançar, cantar, enfim, tudo que o corpo é capaz de fazer no universo de atividades artísticas por meio da criatividade e necessidade.
Usar esta capacidade para ajudar a desenvolver outras capacidades com o objetivo de incluir um cidadão seria um pressuposto dinâmico e totalmente favorável á socialização e melhora do bem estar.
Percebe-se a necessidade de implantação de políticas públicas que estimulem a participação dos que estão fadados à exclusão social. A arte pode ser uma das ferramentas para um processo de inclusão, contribuindo para a formação e transformação das pessoas dentro de um mundo violento, onde a desigualdade social está presente.
A importância de levar as pessoas carentes, a arte na sua essência acaba tendo um papel fundamental em suas vidas. pois ela integra e inclui, afasta as diferenças, encurta os caminhos e alonga o conhecimento, fazendo, assim um pais sem desigualdades, sem preconceitos e com um só objetivo. Fazer necessária a educação inclusiva que promova a interação e aceitação das diversidades humanas, pois cada pessoa tem possibilidade de se destacar em um determinado campo das artes.
A arte como instrumento de inclusão social pode e deve ser vista como fator de complemento nas diversas formas de desenvolver aprendizagens ligadas a diferentes áreas do conhecimento, por meio de oportunidades e maneiras diversas de entender e contextualizar os conteúdos escolares. Assim uma das melhores formas de se praticar a inclusão social é por meio da arte.
2 – REVISÃO DE LITERATURA.
2.1 – HISTÓRIA DA ARTE.
A Wikipédia nos diz que a "história da arte" é uma ciência multidisciplinar que procura estudar de modo objetivo a arte através do tempo, classificando as diferentes formas de cultura, estabelecendo a sua periodização e salientando as características artísticas distintivas e influentes. O estudo da história da arte teve início durante o Renascimento, ainda que limitado à produção artística da civilização ocidental. No entanto, ao longo do tempo foi-se impondo uma visão alargada da história artística, procurando-se compreender e analisar a produção artística de todas as civilizações sob a perspectiva dos seus próprios valores culturais.
Hoje em dia, a arte desfruta de uma ampla rede de estudo, difusão e preservação de todo o legado artístico da humanidade ao longo da História. Durante o século XX assistiu-se à proliferação de instituições, fundações, museus, e galerias, tanto no sector público como privado, dedicados à análise e catalogação de obras de arte e exposições destinadas ao público em geral.
A história da arte está relacionada à cultura dos mais variados povos existentes. Ela atravessa os tempos, criando e contando o passado e recriando o presente. A arte está presente a nossa volta e com ela compomos a história de uma sociedade. Cada objeto artístico apresenta uma finalidade. Desde a pré-história, o homem sempre criou elementos que o ajudassem a superar as suas necessidades e a vencer desafios. Existem objetos do homem que representam os seus sentimentos, algo que a utilidade pública muitas vezes não consegue questionar, somente considera a sua beleza. Eles são conhecidos como obra de arte. Elas fazem parte da cultura do povo e são capazes de ilustrar situações sociais ou não.
A arte pode ser definida como fruto da criação do homem e de seus valores junto à sociedade. Dentro dela existem vários procedimentos e técnicas utilizadas para compor uma obra. Podemos identificá-las de todas as formas: arquitetura, música, cinema, teatro, dança, etc. Ela é uma necessidade que faz o homem se comunicar e refletir sobre as questões sociais e culturais dentro da sociedade.
A Arte é um importante trabalho educativo, pois procura, através das tendências individuais, encaminhar a formação do gosto, estimula a inteligência e contribui para a formação da personalidade do indivíduo, sem ter como preocupação única e mais importante à formação de artistas. No seu trabalho criador, o indivíduo utiliza e aperfeiçoa processos que desenvolvem a percepção, a imaginação, a observação, o raciocínio, o controle gestual. Capacidade psíquica que influem na aprendizagem. No processo de criação ele pesquisa a própria emoção, liberta-se da tensão, ajusta-se, organiza pensamentos, sentimentos, sensações
...