As Atividades Complementares
Por: Sandro Pierucci • 6/4/2019 • Resenha • 3.626 Palavras (15 Páginas) • 400 Visualizações
Livro: O monge e o Executivo
Autor: James C. Hunter
Editora: Sextante
“O monge e o executivo” é um livro de autoajuda, e seu foco é apresentar os princípios essenciais que regem os verdadeiros líderes da vida.
Tudo se passa em um mosteiro onde John Daily que é um executivo que está passando por um momento delicado em sua vida (percebe que não é um bom chefe, pai nem bom marido), decide então ir para um mosteiro para permanecer um período com o intuito de descansar e redefinir sua maneira de liderar. John e um pequeno grupo de pessoas passam a ter aulas de liderança com um mestre apelidado de “Simeão que mostra o verdadeiro sentido de liderar. Durante o curso Jonh aprende não só a ser um líder respeitável, mas também tem a oportunidade de revisar seus conceitos, seu estilo de vida e o modo como se relaciona em casa e no trabalho, assim acaba aprendendo também a ser uma pessoa melhor.
O autor traz muitos ensinamentos e propõe a liderança servidora, baseada em princípios cristãos. A diferença entre o poder e o autoritarismo também são discutidos através dos personagens de Simeão e John Daily.
O livro demonstra que todos os grandes líderes que se destacaram na história possuíam algo cativante e que atraía as pessoas para suas palavras, e que a função de liderança inclui ações que influenciem pessoas ao ponto de as motivarem suficientemente para que ajam conforme a estratégia proposta. Quanto mais envolvidas estiverem as pessoas pela figura do líder, maior será seu engajamento para o resultado ser alcançado.
Conclusão:
A leitura do livro faz com que o leitor reflita que no mundo atual cada vez mais exigente ter habilidades e conhecimentos técnicos não é suficiente para destacar-se como um grande profissional, e que a liderança não se apresenta somente na esfera do fazer, mas do ser.
Um dos maiores ensinamentos da obra está a lição de que a habilidade de ser líder é muito mais do que nascer com tal talento, devemos antes de tudo nos desenvolver como pessoa, pondo em prática bons hábitos e condutas corretas em respeito ao próximo, e por consequência vem o crescimento profissional que um reflexo do crescimento pessoal.
Livro: Inovação: A arte de Steve Jobs
Autor: Carmine Gallo
Editora: Lua de Papel
A mensagem principal do livro é apresentar os princípios gerais que orientaram o fundador da companhia mais valiosa do mundo Steve Jobs a conquistar o sucesso da Apple além de deixar claro a mensagem que Jobs se transformou em uma fonte de exemplos e de inspiração para todos que acreditam que podem fazer a diferença através da inovação e da criatividade.
O livro apresenta a principal estratégica do legado de Jobs que foi conceber o máximo de qualidade em todos os produtos criados (a qualidade do produto deve vir acima da intenção de convencer os clientes a adquirirem algo que não necessitam). Foi a inovação aliada a inspiração que levou a Apple a reinventar produtos e melhorar a tecnologia criando assim uma ideologia dizendo que a Apple não vê as pessoas como consumidores, e sim, pessoas com sonhos e ambições. E ressalta que a empresa criou produtos que ajudam essas pessoas a realizarem estes desejos de consumo.
O slogan da Apple que é “Pense diferente”, pensar diferente e ter coragem para mudar, e em sete princípios simples, significativos e acessíveis o autor reproduz através das experiências de Jobs, um “guia” (denominado pela autora) que orienta e possibilita qualquer profissional, líder e empreendedor a utiliza-lo para criar e inovar de um modo impactante.
Princípios orientadores do estilo Steve Jobs
1. Faça o que você gosta. Pense diferente sobre sua carreira.
2. Cause impacto no universo. Pense diferente sobre sua visão.
3. Ponha seu cérebro para funcionar. Pense diferente de como você pensa.
4. Venda sonhos em vez de produtos. Pense diferente sobre seus clientes.
5. Diga não para mil coisas. Pense diferente sobre o design.
6. Crie experiências incríveis. Pense diferente sobre sua marca.
7. Defina bem sua comunicação. Pense diferente sobre seu produto.
Jobs dizia a sua equipe que inovar era muito pouco, que era preciso sonhar, pensar grande, dizia também que não há mal nenhum em roubar grandes ideias, desde que você as reinvente e se torne o melhor naquilo que se propôs a fazer. Inovar é estar atento ao que as pessoas precisam e se adiantar oferecendo o que elas não esperavam, surpreender.
Conclusão:
A leitura possibilita a análise dos princípios e ferramentas fundamentais utilizadas para a inovação dos negócios. Faz refletir sobre a importância de se criar ideias de maneira dinâmica, e as lições de Jobs passadas na leitura não são direcionadas apenas para criação e venda de produtos, mas lições de vida que pode ser aplicada por todas as pessoas em qualquer área de atuação, mostra que investir em criatividade e inovação é uma vantagem competitiva inestimável e comprovadamente bem-sucedida.
Termino esta conclusão com a seguinte frase retirada do próprio livro (p.228):
“(...) Acredite em si mesmo e na sua visão e se prepare para defender constantemente essas crenças. Só então a inovação prosperará e você será capaz de levar uma vida totalmente incrível.”
Livro: O Vendedor Pit Bull
Autor: Luis Paulo Luppa
Editora: Resultado
O autor Luis Paulo Luppa é um dos maiores especialistas em vendas do Brasil, é palestrante e autor de 19 obras. O livro lido “O Vendedor Pit Bull” está presente em mais de 30 países.
O livro é dividido em nove capítulos é a mensagem central e explicar detalhadamente como utilizar as ferramentas e estratégias adequadas para se tornar um profissional de vendas vencedor, denominado no livro por “vendedor pit bull”.
O autor utiliza uma linguagem bem-humorada, prática e de fácil compreensão. Relata histórias sempre baseadas em suas experiências pessoais e que podem ser observadas no dia a dia de qualquer organização, também ensina como agir apresentando estratégias para enfrentar as oportunidades e as ameaças do cotidiano, fortalecendo os profissionais de vendas a alcançarem os seus objetivos e as metas das empresas que fazem parte.
...