As Comunicações Distribuídas
Por: Penna Xander • 11/4/2022 • Trabalho acadêmico • 538 Palavras (3 Páginas) • 71 Visualizações
Inovação
A empresa Recruta Zero devido a sua expansão nos negócios passa por um problema de “ gargalo da rede”, pois com o cadastro de mais de 400 mil clientes e 3 milhões de usuários, não tem performado bem, pois a rede local, Servidores, Switches, Links de Internet, estão bem sobrecarregados com múltiplos acessos simultaneamente. A solução definitiva está na empresa enviar seu parque tecnológico para “nuvem”, pois em cloud a mesma irá performar melhor, sendo que agora temos que analisar vantagens e desvantagens da “nuvem”.
Depois de fazer uma consulta para onde migrar de forma mais rentável ( custo x benefício ), ir para Microsoft Azure, Google Cloud ou AWS, a que melhor se adequa a empresa realmente é AWS, pois é a que melhor agrega a Recruta Zero. A “nuvem” mais adequada para a empresa deverá ser a “ Nuvem Híbrida”, pois haverá uma mescla de serviços, como por exemplo, serviços web apontamos para privada e serviços de email, colocamos em públicas, assim podemos performar da melhor maneira possível o custo x benefício a ida do Data Center local da empresa recruta Zero para ambiente Cloud, assim tirando o problema de “gargalo” que eles estavam tendo como um problema focal atrapalhando totalmente o desempenho da empresa.
Quanto vantagens x desvantagens do modo híbrido em cloud, como por exemplo das vantagens é que podemos ter redução de custos e mais eficiência nas operações de TI, a existência de diferentes provedores leva a diferentes produtos, que podem ser tecnológica e financeiramente melhores para o negócio, aumento de agilidade nos negócios, garante mais rapidez e integração entre as equipes de desenvolvimento, operações e controle de qualidade, velocidade de implementação de aplicações, oferece um ambiente unificado através da combinação de modelos de entrega, que ajudam a melhorar a agilidade operacional, consistência de políticas de segurança e gestão de riscos, possibilita executar e gerenciar aplicações em vários ambientes com segurança e gerenciamento de riscos, oferecendo um controle mais seguro e preciso no manuseio de dados, alinhando-se inclusive a questões de compliance e evitar lock in, permite que a empresa tenha independência em relação a provedores e evitem o cloud lock-in.
As desvantagens que seriam mais dificuldades mais comuns para migração para cloud é a falta de expertise interna, segurança e compliance, subestimar custos de implementação e necessidade de re-engenharia.
Quanto a migração dos Servidores locais, sincroniza sua rede na AWS e para subir por exemplo as máquinas para a “nuvem” exporta uma máquina pra nuvem ( fazer upload ), subir para um bucket S3 e cria imagens AMI para iniciar uma instância, e começa a exportar os serviços que estava no Servidor On Premise. Fazendo o projeto antes da execução, analisando os riscos, a empresa Recruta Zero terá muito sucesso de migração.
Bibliografia
BUYYA, R.; BROBERG, J.; GOSCINSKI, A. Cloud computing: principles and paradigms. Hoboken: Wiley, 2011.
COULOURIS, G.; DOLLIMORE, J.; KINDBERG, T. Sistemas distribuídos: conceitos e projeto. Porto Alegre: Editora Bookman, 2007.
KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de computadores e internet: uma abordagem top-down. 6. ed. São Paulo: Editora Pearson, 2016.
TANENBAUM, A. Redes de computadores. New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2011.
TANENBAUM, A.; VAN STEEN, M. Sistemas distribuídos: princípios e paradigmas. 2. ed. New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2007.
...