As Doenças de Pele
Por: gleceni • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.496 Palavras (6 Páginas) • 139 Visualizações
INTRODUÇÃO
A pele (cútis ou tez), em anatomia, é o órgão integrante do sistema tegumentar (junto ao cabelo e pelos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas), que tem por principais funções a proteção dos tecidos subjacentes, regulação da temperatura somática, reserva de nutrientes e ainda conter terminações nervosas sensitivas.
A pele é o revestimento externo do corpo, considerado o maior órgão do corpo humano e o mais pesado. Compõe-se da pele propriamente dita e da tela subcutânea.
A pele apresenta duas camadas: a epiderme e a derme. A hipoderme, ou tela subcutânea, é uma camada de tecido conjuntivo frouxo, que fica logo abaixo da derme. Há ainda vários órgãos anexos, como folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas; ou penas escamas e cascos.
A pele é praticamente idêntica em todos os grupos étnicos humanos. Nos indivíduos de pele escura, os melanócitos produzem mais melanina que naqueles de pele clara, porém o seu número é semelhante.
A pele é responsável pela termorregulação, pela defesa, pela percepção e pela proteção. Ela nos protege das doenças, porém não é 100% eficaz, podendo deixar entrar larvas de esquistossomos e do ancilóstomo.
DESENVOLVIMENTO
De acordo com Ribeiro (2013) a pele é o maior órgão do corpo humano, com estrutura e funções bem complexas. É nossa primeira barreira contra agressões externas, tendo como uma de suas funções a proteção do organismo.
Devido a isso devemos, como profissionais da área de estética, sabermos identificar as principais doenças que acometem a pele. Desta forma, podendo saber quando e como tratar, no caso de disfunções como a acne, ou encaminhar a um profissional competente para o devido tratamento, oferecendo segurança a nossos clientes.
Estão entre as doenças/disfunções de pele mais frequentes em centros de estética, a acne, alergia, psoríase, câncer de pele, envelhecimento cutâneo, micoses, alopecia, Pitiriase simplex, seborreia, herpes e dermatite de contato. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas. Acne – Esse problema de pele atinge a maioria das pessoas, principalmente na fase da adolescência. A acne é uma inflamação que acontece por causa do nível elevado de hormônios. Com isso, as glândulas sebáceas produzem mais sebo e geram as famosas espinhas e os cravos. A acne pode atingir o rosto, as costas, os ombros e o peito.
O tratamento deve ser feito com a ajuda de um dermatologista que pode recomendar esfoliação da pele, antibióticos tópicos e orais, e tratamentos hormonais. Alergia – É causada pelo contato com substâncias estranhas ao organismo. Trata-se de uma hipersensibilidade imunológica a um determinado estímulo interno ou externo.
Nesses casos, a pele pode ficar vermelha, descamar, coçar ou ficar com bolhas. As alergias não têm cura, mas é possível adotar medidas preventivas. Já a Psoríase
De acordo com Ribeiro (2013), é uma doença eritemato-escamosa, ou papulo-escamosa comum e de etiologia desconhecida. É um quadro hiperproliferativo benigno crônico comum da pele que muitas vezes é hereditário. É uma doença dinâmica, que se exacerba e regride em intensidade através de toda vida. Afeta a pele unhas e cabelos. A apresentação comumente ocorre pela formação de placas descamativas. As áreas mais frequentes são cotovelos, joelhos e couro cabeludo.
Para o autor a etiologia da psoríase é desconhecida, atinge homens e mulheres, é transmitida geneticamente afeta de 1 a 3 % da população mundial.
Não há cura e as manifestações da doença se dão por surtos caracterizados por exacerbações e remições crônicas recorrentes. Seu surgimento esta relacionado ao stress que pode precipitar um episódio. Influencias ambiental modificam o curso, a gravidade a idade e apresentação. No geral a doença que se inicia mais tardiamente possui um melhor prognostico, sendo mais branda.
Câncer de pele – É causado, principalmente, pela exposição aos raios solares que transformam as células da epiderme e fazem com que elas se multipliquem desordenadamente. Aparece em forma de manchas e feridas no corpo. A doença tem cura quando diagnosticada precocemente.
O conceito de beleza atualmente em vigor e procurado pela grande maioria das pessoas é o da pele jovem, sem manchas ou rugas.
Entretanto, com o avanço da idade, a pele começa a sofrer alterações que modificarão seu aspecto gradativamente, caracterizando o envelhecimento cutâneo.
Mas por que com a idade a pele transforma-se dando origem ao surgimento de manchas, rugas e ao aspecto de pele "sem viço”?
O motivo de tal transformação são as alterações decorrentes do envelhecimento intrínseco e extrínseco da pele. Após exposição à luz solar, ocorre o aumento da síntese de proteínas transcritoras que estimulam a produção de metaloproteinases responsáveis pela degradação do colágeno e supressão de genes pro-colágeno.
Micose – É uma infecção causada por fungos. O problema pode ser superficial ou profundo, dependendo do fungo e da região afetada. A micose mais comum entre as pessoas é a frieira nos pés.
No caso das micoses profundas, o problema pode ser grave, já que os fungos podem migrar para os órgãos internos através da circulação sanguínea
...