As Empresas rurais é explorada atualmente contando com um aparato de equipamentos, instalações e máquinas
Por: MARCOSCHAEFER • 18/6/2017 • Trabalho acadêmico • 2.532 Palavras (11 Páginas) • 300 Visualizações
Trabalho Acadêmico de Contabilidade Agrária
Prof. Luis César Johnson da Rocha
Ano 2017/01.
Nomes: Adriana Lucia Sehn, Ane Lize Etges, Marco Antônio Schaefer Junior, Ricardo Junkherr Alves.
Este trabalho acadêmico é composto pela resolução de 10 (dez) exercícios dissertativos, a serem respondidos de 10 (dez) linhas, no mínimo, a 15 (quinze) linhas, no máximo. O trabalho poderá ser feito em grupo, entretanto cada aluno deverá postar sua versão.
Data de entrega pelos alunos: 17/04/2017 até às 23:59hs
Forma de envio: Postagem (não é necessário imprimir)
1- A atividade agrícola nas empresas rurais é explorada atualmente contando com um aparato de equipamentos, instalações e máquinas muitas vezes imprescindíveis para a maximização dos resultados da produção agrícola das propriedades rurais. A forma de fazer o rateio dos gastos da perda de vida útil destes ativos e sua apropriação ao custo final da produção é essencial, mesmo não tendo desembolso financeiro.
Dentre as formas de apropriar estes custos nas culturas temporária e permanente temos a depreciação e a exaustão. Explique o conceito de cada uma e de um exemplo de quando ou como ocorrem.
Resposta:
A depreciação é a alocação do valor depreciável de uma ativo ao longo de sua via útil, ou seja, o registro da redução do valor dos bens pelo desgaste ou perda utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência, o imposto de renda não define a taxa de depreciação é permitido que a própria empresa o direito de computar, desde que faça mediante comprovação da prova de vida útil do bem.
Exaustão é a redução do valor de investimento necessários a exploração de recursos minerais ou florestais, a medida em que vão se exaurindo não se tem uma extração de frutos mas a própria arvore é cortada ou extraída do solo, conforme os minerais vão se exaurindo registra-se na contabilidade, simetricamente a potência conhecida da jazida, a quota de exaustão, nas florestas naturais a quota será mediante percentual entre recursos extraídos e o volume de recursos existentes no início do mesmo período.
Uma das características desses dois conceitos na contabilidade agraria é que somente culturas permanentes, ou seja, aquelas que classificadas no imobilizado é que sofrem exaustão ou depreciação. Cultura permanente é aquela que permanece no solo por um período maior, exemplo: eucalipto, cana de açúcar entre outras.
2- A atividade pecuária que explora o rebanho de corte, têm como característica um ciclo operacional maior que um ano, o que trás a necessidade da importância de controles gerenciais e extra contábeis eficazes ao longo deste ciclo.
Mesmo o ciclo operacional sendo maior que um ano na atividade pecuária, é classificado nas contas do Ativo e Passivo do Circulante. Explique este fato de acordo com a interpretação da Lei 6.404/1976?
Resposta:
Conforme a lei das sociedades por ações classificam-se no Ativo circulante as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subsequente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte. Entende-se, dessa forma, que todos os bens e direitos realizáveis a custo prazo serão classificados no Ativo Circulante. Todavia a mesma lei dispões que, na empresa em que o ciclo operacional tiver duração maior que o exercício social (um ano), a classificação no Circulante ou Realizável a Longo Prazo terá por base o prazo desse ciclo. Portanto o curto prazo para a pecuária será igual ao seu ciclo operacional, em média três a quatro anos. Dessa forma, os estoques constarão no Ativo Circulante e não Realizável a Longo Prazo.
3-O processo de produção da pecuária consiste no crescimenio natural do gado e no consequente aumento de valor no Ativo da empresa, particularmente no Estoque, uma vez que o gado ganha peso e envergadura com o passar do tempo. O gado ganha acréscimo de valor econômico não apenas pelo fato de se agregarem fatores de produção para sua formação (como seria no caso de um estoque industrial), mas também pelo seu crescimento natural. Reconhecer esta variável é fundamental na avaliação do estoque vivo.
Descreva quais os possíveis problemas ao desconsiderarmos o valor de mercado?
Resposta:
Valor de Mercado é um método que considera o preço de mercado como base para o registro do plantel o que geralmente é maior que o custo. Assim, o produtor está reconhecendo o resultado econômico periodicamente, o que ocorre na maioria dos casos uma vez ao ano.
O aumento de preço de mercado de um ano para outro será acrescentado no estoque e creditado como Variação Patrimonial Líquida. Logo, através da receita com as despesas que cooperam para a compra daquela receita, alcançar o resultado de determinado período. Dessa maneira, em seguida ao reconhecimento da receita, associa-se toda despesa incidente para a sua consecução, mesmo que seja uma estimativa.
4- Conforme ensina José Carlos Marion, em sua obra Contabilidade Rural, Editora Atlas, por meio da receita com as despesas que contribuem para a aquisição daquela receita, obtém-se o resultado de determinado período. Dessa forma, após o reconhecimento da receita, procura-se associar a ela toda despesa incorrida para a sua consecução, mesmo que parte dessa despesa seja apenas uma estimativa.
Com esta afirmação do Prof. Marion responda:
a) Como podemos obter o resultado de um período sem que uma operação de venda de produtos tenha ocorrido?
Resposta:
Para produtos de ciclo operacional relativamente longo, pode-se reconhecer a receita antes do ponto de venda. Plantações em crescimento e gado são exemplos concretos dessa situação, produção de ouro, de petróleo e outros produtos naturais também. O procedimento contábil consiste em avaliar o estoque a valor de realização; para atingir o valor de mercado, a parcela debitada no Estoque seria creditada como uma receita na apuração do resultado.
b)O que consideramos como receita e o que consideramos como custo neste caso?
...