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As Midias sociais no ambiente escolar

Por:   •  12/9/2022  •  Artigo  •  3.560 Palavras (15 Páginas)  •  115 Visualizações

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O IMPACTO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: O DESAFIO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA HÁ ALUNOS COM DISORTOGRAFIA E DISCALCULIA

 

Adilson Steffen [1]

Resumo:

Ao analisarmos a evolução tecnológica, podemos observar recursos para pessoas com Transtornos Educacionais, utilizando tecnologia avançada. As metodologias educacionais usadas hoje, no ensino, são ultrapassadas. Porque o Ensino-Aprendizagem, não tem a mesma evolução que as mídias digitais? Como as mídias digitais, podem auxiliar na aprendizagem significativa, para alunos que apresentam transtornos educacionais como Discalculia e disortografia? A gamificação pode contribuir na aprendizagem, para alunos que tem transtorno educacional? Existem várias formas de como diminuir, os efeitos dos transtornos educacionais, Discalculia e disortografia, de modo a que, o aluno se sinta mais incluso na sociedade. Como desenvolver metodologias de ensino que atraiam o interesse deste aluno e que o mesmo obtenha aprendizagem. Formas de comunicação em roda de conversa, interações sociais e midiáticas, são importantes para que o aluno tenha os efeitos diminuídos em sala de aula. Quanto aos desafios desta aprendizagem, podemos ressaltar a cultura de cada região, os recursos de mídia digital disponíveis ao aluno na escola e em casa, para que o mesmo desenvolva atividades em grupo e sozinho, para que o desbloqueio do transtorno se torne efetivo e de qualidade. Enfim, as mídias digitais estão presentes na sociedade, basta a escola saber usar estas mídias afim de dar significância ao ensino dos alunos a partir destas mídias e redes digitais

Palavras-chave: Ensino – Aprendizagem. Discalculia. Disortografia. Aprendizagem – significativa. Transtornos. Mídias.

Abstract

When analyzing the technological evolution, we can observe resources for people with Educational Disorders, using advanced technology. The educational methodologies used today, in teaching, are outdated. Why does Teaching-Learning not have the same evolution as digital media? How can digital media help in meaningful learning for students who have educational disorders such as dyscalculia and dysorthography? Can gamification contribute to learning for students who have an educational disorder? There are several ways to reduce the effects of educational disorders, dyscalculia and dysorthography, so that the student feels more included in society. How to develop teaching methodologies that attract the interest of this student and that he/she obtains learning. Forms of communication in conversation circles, social and media interactions, are important for the student to have diminished effects in the classroom. As for the challenges of this learning, we can highlight the culture of each region, the digital media resources available to the student at school and at home, so that he can develop activities in groups and alone, so that the unblocking of the disorder becomes effective and quality. Finally, digital media are present in society, it is enough for the school to know how to use these media in order to give significance to the teaching of students from these media and digital networks.

Keywords: Teaching – Learning. dyscalculia. Dysortography. Learning – significant. disorders. media.

1 Introdução

Ao pensar em Educação, precisamos visualizar suas transformações, que ocorrem a todo instante.

Ao perceber a evolução tecnológica, podemos visualizar os avanços na forma de se comunicar com outras pessoas, o que parece futurista, hoje, amanhã já pode estar ultrapassado. Na Educação, se hoje, modificamos nossa metodologia de Ensino, daqui a dez, vinte ou trinta anos, ela ainda será atual? Infelizmente, esta ainda é a realidade.

O Ensino-Aprendizagem de alunos que apresentam Transtornos Globais de Desenvolvimento Educacional, tem maior ou menor evolução, quando tem o auxílio de mídias digitais? Como estas mídias digitais, podem auxiliar na aprendizagem significativa, para alunos que apresentam Transtornos de Aprendizagem como: Discalculia e Disortografia? Como as redes sociais, podem auxiliar o aluno, que apresenta disortografia? E a gamificação, como pode contribuir, para alunos que tem transtorno discalcúlico? Estas são algumas indagações, que se pretende discorrer, neste artigo.

Através de uma pesquisa bibliográfica, pretende-se responder os questionamentos, acima citados, de forma breve, mas com intuído de discorrer sobre metodologias alternativas de ensino-aprendizagem que poderá ser melhor observada em uma futura dissertação de mestrado. Com auxílio de referências como: MARTINO, CASTILHO, SILVA, JENKINS e ROSINI, entre outros.

Este artigo, é importante para o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem, com auxílio de mídias digitais, que são apresentadas, há alunos com Transtornos Educacionais de Aprendizagem. Onde a comunidade escolar, terá uma ideia geral, de como proceder e fornecer, a melhor metodologia de ensino, para a realidade da comunidade e do aluno, a ser inserido em um projeto de ensino significativo.

2 Desenvolvimento

A Educação está cada dia mais disposta a enfrentar desafios. Principalmente, quando se apresentam, alunos, com Transtornos Escolares e aprendizagem.

Aqui, nos resguardaremos a dois destes transtornos: A Discalculia e a Disortografia. Que são definidas como: Discalculia: “um transtorno de aprendizagem causado por má-formação neurológica que se manifesta como uma dificuldade da criança para realizar operações matemáticas, classificar números e colocá-los em sequência[2] (PERETTI, 2009). E

Disortografia, sendo a:

“Falta da vontade das crianças em escrever, possui também características linguístico-perceptiva (troca de sílabas), viso espacial (substituição e omissão de letras), viso analítica (não associação dos fonemas e grafemas), erros do conteúdo (junção de silabas de duas palavras) e erros das regras ortográficas”. (PENTEADO & PADIAR, 2016)

As duas definições, nos levam a crer que os alunos necessitam, de meios diferenciados de Ensino, para que ela (Aprendizagem), tenha uma forma significativa. Em outras palavras,

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