Bullying de estudantes no ambiente escolar
Artigo: Bullying de estudantes no ambiente escolar. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ig.queiroz • 11/8/2013 • Artigo • 363 Palavras (2 Páginas) • 649 Visualizações
Introdução:
Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas. O espaço escolar reproduz as lógicas sociais, se mostrando muitas vezes um ambiente conservador, gestando disputas de poder marcadamente sentidas pelos estudantes que sofrem intimidações.
Uma via de alternativa é a Educação em Direitos Humanos, EDH. A Educação em Direitos Humanos na atualidade é voltada para mudanças, com o desafio de criar, influenciar compartilhar e consolidar as mentalidades, atitudes e comportamentos que decorrem de valores de justiça, promoção do respeito, da paz, da dignidade humana.
O espaço escolar deve oferecer aos estudantes condições mínimas de mudanças, tanto sociais como de sua compreensão de mundo, fugindo a lógica de uma educação mercadológica e tecnicista, ou seja, que confira criticidade às pessoas inseridas no ambiente escolar.
Para isso é necessário que existam ferramentas e modos de libertação do senso comum, ou do ensino que reproduz a lógica estratificada entre professor e estudantes; a função do educador junto com a comunidade escolar é dispor dos meios que os estudantes possam ser agentes de sua própria história e não expectador. Desta forma, e sobre essa perspectiva, é o que objetiva o PNEDH (Brasil, 2006), segundo Marinho (2012, p. 36), foi concebido em abordagem pedagógica, ou seja, seu objetivo é estimular a colaboração entre diferentes agentes envolvidos com a educação, e consolidar a percepção segundo a qual os direitos humanos se realizam na coletividade.
O EDH, é um caminho para construção da cidadania ativa como uma opção a “uma sociedade extremamente violenta, que tem a tendência a situar a violência apenas na região da criminalidade e de não perceber que a violência é toda a violação física ou psíquica que você faz contra a natureza de alguém. Ora, uma sociedade que trata seres humanos que são racionais, dotados de sensibilidade e dotados de linguagem como se fossem coisas, portanto, irracionais, mudos, inertes e passivos, é o grau máximo da violência, porque você não reconhece a humanidade do outro."
O presente trabalho analisará algumas formas de exclusão dos estudantes dentro do ambiente escolar, formas que encontram justificativa na diferenciação reflexa de uma sociedade estratificada.
...