As Questões de Filosofia
Por: Bárbara Parussolo • 10/11/2021 • Resenha • 960 Palavras (4 Páginas) • 109 Visualizações
1ºAno de Psicologia
FILOSOFIA
1. Quem foi Sócrates?
2. Quem eram os sofistas na Grécia Antiga? E na atualidade, quem seriam os sofistas?
3. Quem foi Platão e qual a sua importância para a filosofia?
4. Explique por que para Platão conhecer é reconhecer?
RESPOSTAS
1.Sócrates foi um pensador de suma importância, elevando mais um passo na transformação do pensamento mítico para o pensamento filosófico ocidental. Seus anteriores ainda tinham um pensamento buscando a explicações através da natureza já ele tinha uma visão que buscava explicar o homem. O mesmo não registou seus ensinamentos, quem os disseminou foram seus discípulos. 2. Os sofistas eram pensadores porem diferente de Sócrates e Platão esses não dispõem de fundamentar suas ideias, não buscam a verdade sobre seus dizeres, eram muito bons em seus discursos sempre tendo muita eloquência, chegando a fazer discursos sedutores, considerados com uma fala política. Não dão importância para a verdade, mas sim para cativar as pessoas. Hoje em dia podem ser os políticos, os coach e todos aqueles que dispõem de seus ideais pessoais para persuadir as pessoas assim como propagandas podendo ser elas enganosas, tudo que serve para chamar a atenção sem quaisquer fundamentações.
3.Platão foi um filosofo discípulo de Sócrates, um dos quais difundiu seus ensinamentos, e também registrou tanto os ensinamentos de Sócrates quanto os dele mesmo, tornando possível que os estudemos até os dias atuais. Sua grande importância se vem não só com os que disseminou sobre Sócrates, mas também a forma como seus textos, os diálogos foram trazidos, uma forma de fundamentar suas ideias com a argumentação racional, buscando a verdade.
4.Porque Platão acreditava na anamnese, sendo ela o estado em que estávamos antes de encarnar na terra, tal estado onde nossa alma, sem o ser corpóreo estava em contato com as ideias, sobre as diferentes coisas e assim sabendo-se suas verdades, porem quando nascemos temos uma queda desse local e perdemos contato com aquilo que já era de nosso conhecimento, presos em nosso ser corpóreo tendo de aprender a lidar com um novo mundo, onde não mais dispomos de verdades absolutas mas sim de uma mediação entre a verdade e os erros, onde temos que sempre buscar a verdade, sempre tendo que analisar as situações de formas críticas para passarmos do estágio de não sabedoria para o conhecimento que tínhamos esquecido.
...