As Técnicas de Fono
Por: psi.angelofroes • 16/2/2023 • Artigo • 540 Palavras (3 Páginas) • 61 Visualizações
Página 1 de 3
Alguns cuidados necessários para manter uma voz saudável
- Evitar trabalhar até a exaustão;
- Não falar muito em ambientes poluídos ou ruidosos e não elevando exageradamente e com freqüência a voz. Também ao telefone, falar demais causa sobrecarga vocal;
- Evite o tabagismo. A toxina do fumo (nicotina) liberada pela fumaça do cigarro é depositada diretamente sobre as pregas vocais, que funcionam como aparadores de impureza, favorecendo o desenvolvimento de diversas lesões, como edema (inchaço), pólipos e cânceres. Com isso, a longo prazo, a voz engrossa e perde a potência. Não por menos os fumantes, a despeito do sexo e da idade, apresentam um tom mais grave e rouco de voz.
- Evitar tomar gelado, pois provoca aumento de muco nas pregas vocais. Com isso um sistema de defesa contra o choque térmico da mudança da temperatura.
- Evitar consumo de bebidas alcoólicas, pois estas atuam como anestésicos, melhorando e relaxando a voz aparentemente e mascarando seu abuso e aumentando o esforço vocal. O mesmo acontece com sprays, pastilhas e drops.
- Não praticar automedicação. Alguns medicamentos podem agredir a laringe.
- Evitar ar condicionado, pois ele retira a umidade do meio ambiente, ressecando a mucosa do trato respiratório, exigindo um maior esforço muscular, tanto para respirar quanto para falar. Quem passa muito tempo em ambientes refrigerados deve aumentar a ingestão de água e instalar um aparelho umidificador.
- Beba ao menos 2 litros de água por dia: a água mantém lubrificados os tecidos das pregas vocais, melhorando sua vibração e flexibilidade.
- Coma maçã antes de uma atividade em que será necessário falar muito: a fruta tem efeito adstringente, porque dilui e limpa as secreções da boca e da garganta. Além disso, exercita a mastigação, relaxando a musculatura da boca e contribuindo para uma articulação clara e precisa.
- No caso de ser alérgico, evitar exposição a poeira, gás e cheiros fortes.
- Mastigar bem os alimentos, dar preferência aos leves e evitar os muitos temperados, pois podem acionar o refluxo, outro fator de risco para a rouquidão e porque uma digestão lenta dificulta a livre movimentação diafragmática.
- Evitar achocolatados, mel e derivados do leite, principalmente antes do uso profissional da voz, pois estes engrossam a saliva e deixam mais espesso o muco que recobre as pregas vocais, dificultando sua vibração.
- Enquanto estiver falando, manter a postura do corpo ereta, no eixo, porém relaxada, principalmente a cabeça para possibilitar a projeção adequada da voz.
- Não usar roupas apertadas, principalmente na região do pescoço e da cintura; dar preferência a tecidos mais leves e não sintéticas que possibilitam maior ventilação.
- Evitar sussurrar, pois com isso promove uma tensão na laringe, porque temos que fazer esforço para impedir a vibração das pregas vocais;
- Evitar pigarrear, pois é promover uma trombada entre as pregas vocais o que pode causar nódulos. O ideal é “segurar o ar na garganta por alguns segundos e liberá-lo pela boca sem fazer barulho”, orienta a Fga. Sílvia Pinho.
- Fique em silêncio depois de falar muito, descanse a voz por 15 a 30 minutos. As pregas vocais são músculos e, como tais, também sofrem fadiga.
- Cuidar da sua saúde como um todo, pois qualquer problema no seu corpo pode influenciar na produção da sua voz.
- Evitar gritar ou falar durante muito tempo.
- Evitar usar o ar de reserva
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com